Complexo de viadutos da Cidade Nova é alvo de furto e vandalismo

20/10/2017, 12:9h

O Complexo Viário Deputado Dr. Miraldo Gomes, localizado na avenida Eduardo Fróes da Mota, trecho da rotatória do bairro Cidade Nova, está sendo alvo de furto e vandalismo e até mesmo furto de material elétrico.

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública, José Wilton, danificaram recentemente o quadro de medição de energia que alimenta o referido viaduto e furtaram o disjuntor e os cabos. Na oportunidade, ele informou que a substituição dos equipamentos será feita a partir desta sexta-feira. “Vai ser instalada uma tela de proteção com cadeado no quadro de medição de energia, para que seja dificultada a ação de vândalos”, disse.

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, salientou que a ação de depredação na cidade vem ocorrendo pontualmente, “mas ali na área do Complexo Viário Dr. Miraldo Gomes, que é o ponto central da estrutura paisagística do Portal II, que se estende na José Falcão e Transnordestina, tem sido foco de maior incidência de depredação ou maldade humana, dentro das áreas verdes de Feira de Santana”.

Conforme Deodato, recentemente, na área supracitada quebraram dez palmeiras e furtaram o conjunto de bombas elétricas para irrigação, tendo como consequência a sua desativação. “Em função do não funcionamento do sistema de irrigação, as gramas não se sustentaram e as árvores que se mantiveram foram quebradas e outras até furtadas”.

O secretário da SESP, Justiniano França, lamentou a situação e disse que a revitalização do local já está sendo providenciada pela Secretaria de Serviços Públicos. Ele destacou que as ações dos vândalos ao patrimônio público atingem diretamente todos os cidadãos e contribuintes.

  •  

Domingo tem Rua Viva na Fraga Maia

20/10/2017


Compartilhar no Facebook    
  •  

Homenagem aos 210 anos de Lucas da Feira neste sábado, no MAP

20/10/2017, 10:45h

O aniversário de 210 anos de Lucas da Feira será comemorado no próximo sábado, 21, no MAP (Mercado de Arte Popular). Bandido para muitos e herói para a mesma quantidade de pessoas, o homenageado é um dos personagens locais que dividem opiniões. Herói para muitos e bandido para mesma quantidade de pessoas, sua condição é defendida ou atacada com paixão por defensores e acusadores nestes últimos dois séculos.

Nas homenagens constam samba de roda, cantorias, declamações, exposição, forró – será aberta a todos os tipos de manifestação artística e cultural que tenham como tema Lucas da Feira. O evento está previsto para ser iniciado às 10h e a entrada é franca. Mais do que homenagens, será um dia de manifestação cultural voltada à história deste personagem que povoa a imaginação coletiva dos feirenses desde 1828, quando teria entrado na vida do crime.

Teria atacado comerciantes estabelecidos, tropeiros e boiadeiros nas suas décadas seguintes. Foi preso em 1848 e condenado à morte. No ano seguinte foi enforcado na praça do Nordestino, como é conhecida a praça Dom Pedro II, que naquela época a área era chamada de Campo da Gameleira, onde era realizada a feira do gado do povoado, no dia 25 de setembro. Teria pedido perdão pelos pecados cometidos.

O evento tem o apoio das secretarias municipais de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico – por meio do Departamento de Turismo, Comunicação e de Cultura, Esporte e Lazer.

  •  

Casos de HIV crescem 26 por cento em 2017 em relação ao mesmo período do ano passado

20/10/2017, 10:40h

Até setembro, em Feira de Santana, o número de pessoas que descobriu estar com o vírus HIV no organismo cresceu 26% em relação ao ano passado, quando os mesmos períodos são comparados: respectivamente, 207 e 261.

Em todo o ano passado, foram registrados 280 novos casos – faltando três meses para o final do ano, a diferença é pouco maior que 10%. Em 2017 a média mensal de novos diagnósticos no município chegou a 29, sendo que 70% são pessoas do sexo masculino, maioria entre 20 e 30 anos.

As autoridades do setor dizem que o aumento nos números de casos de HIV – que se não devidamente tratado leva à aids, que é letal, está relacionado a não prevenção durante a relação sexual: os jovens – maioria entre os infectados - não estão usando preservativo.

O tratamento é totalmente gratuito e pode ser iniciado imediatamente após o diagnóstico, assim a pessoa deseje. O coquetel de medicamentos oferecem qualidade de vida aos pacientes, que estão vivendo mais e melhor.

O Serviço de Assistência Especializado do Centro de Referência Municipal DST/HIV/aids encaminham estas pessoas para serem atendidas por uma equipe formada por infectologista, enfermeiro, assistente social, odontologia, entre outros profissionais.

No Centro de Testagem e Aconselhamento são realizados exames onde estas pessoas conhecem seus status sorológicos. No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

  •  

Táxis criam aplicativo para oferecer desconto a seus clientes

20/10/2017, 8:44h

Para enfrentar a crise e inclusive a concorrência clandestina, os taxistas de Feira de Santana passaram a contar com um aplicativo para celular, através do qual os passageiros podem solicitar o serviço. O destaque para a iniciativa inovadora utilizando tecnologia informatizada está sendo a oferta de descontos de 30% sobre o valor normal da tarifa, como forma de fidelizar a clientela.

O aplicativo “Táxi FSA” pode ser baixado no celular. E através dele os usuários do transporte de passageiros acompanha a movimentação e também sabe a previsão do valor a ser pago pela corrida, com valor bem abaixo do normal.

A novidade foi apresentada ao prefeito José Ronaldo de Carvalho, na noite desta quarta-feira, 18, pelo idealizador da iniciativa, Fábio Vacarezza, durante certificação de 30 taxistas com o selo Qualy Táxi de Qualidade, fornecido através de parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e o sistema SEST/SENAT.

Fábio Vacarezza informou que o aplicativo já conta com cerca de 200 taxistas integrados, oferecendo o desconto para atendimento dos passageiros. “Só cadastramos táxis, sendo que o profissional tem que comprovar que ele é taxista e apresentar para nós toda a documentação de regularidade, o que garante maior segurança e tranquilidade para os usuários do serviço, que não estarão utilizando um serviço clandestino”, informou, destacando que o cadastramento pode ser solicitado através de agendamento pelo telefone (75) 3614-3657.

O prefeito José Ronaldo observou que a iniciativa vem tornar o serviço oferecido pelos taxistas mais competitivo. Ele citou como exemplo a experiência que teve visitando a cidade de São Paulo, onde boa parte dos usuários dos serviços faz opção por aplicativos idênticos para chamar um táxi, principalmente em função da segurança e preços mais em conta.

  •  

Escola transforma celular em ferramenta pedagógica

19/10/2017, 18:1h

Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental usaram a criatividade para resignificar o uso do celular no contexto da escola. Eles produziram vídeos abordando temas cada vez mais atuais, como homofobia, machismo, xenofobia e, também, a intolerância religiosa.

As produções foram apresentadas durante o “Educavideo: Aqui tem festival audiovisual” que premiou os melhores vídeos dirigidos pelos alunos da Escola Municipal Chico Mendes, na tarde desta quarta-feira, 18, no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro.

“A nossa proposta é resignificar o uso dos telefones, que os adolescentes usam o tempo todo. A ideia é fazê-los perceber que os celulares podem ser também ferramentas pedagógicas e de aprendizagem muito interessantes, defende a professora de Educação Física, Liamara Martfeld, que teve a iniciativa de criar o festival.

O projeto reforça duas metas que compõem o planejamento estratégico da escola, explica a diretora Anna Virgínia Félix de Araújo. "Ambas estão relacionadas à leitura, escrita e interpretação, além do ato de expressão. E, também, precisamos apresentar aos estudantes novas propostas de utilização do celular”, comenta Anna Virgínia.

“Este é o segundo ano da iniciativa. No ano passado, homenageamos os 25 anos de criação da escola. Neste ano, o nosso objetivo é discutir os preconceitos e dar voz às minorias. Acredito que a escola é o melhor lugar para incentivar o respeito às diversidades”, destacou a professora Liamara Martfeld, durante a premiação dos alunos.
 
Premiação

Em 1º lugar, com um prêmio de R$ 200,00 venceram os alunos do 7º ano A, com o vídeo “Preconceito pra quê?”; em 2º lugar, com o prêmio de R$ 150,00, os ganhadores foram os alunos do 7º ano C, com a produção “Sai pra lá preconceito”; e em 3º lugar, os ganhadores foram os alunos do 6º ano D, com o trabalho intitulado “Escola: lugar de gente!”.

O vídeo vencedor foi criado em tempo recorde - apenas um dia de produção e filmagem; e mais dois dedicados à edição, como explica Davi Cordier, membro do 7º ano A: “Tínhamos feito um vídeo, mas não aparecíamos nele. Quando descobrimos que esse era um critério de avaliação, refizemos tudo em três dias para conseguirmos concorrer. Estou muito feliz com o resultado e por termos saído vencedores da premiação”, comemora.

  •  

Prefeito José Ronaldo é homenageado no I Fórum de Cidades Digitais

19/10/2017, 17:4h

O uso da tecnologia para melhorar o acesso da sociedade aos serviços públicos, utilizando-a para fomentar o crescimento econômico do município e promover melhorias na vida das pessoas, levou o prefeito José Ronaldo de Carvalho a ser homenageado, nesta quinta-feira,19, durante o I Fórum de Cidades Digitais da Mesorregião Metropolitana, realizado na sede da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), em Salvador.

O evento, que visa estimular investimentos em tecnologias nos municípios, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Salvador e a Rede Cidade Digital.

O objetivo do encontro é promover a troca de experiências e facilitar a implantação de projetos que proporcionem eficiência de gestão e melhor atendimento ao cidadão pela informatização dos processos e aumento de conectividade tecnológica.

”Não existe espaço mais para uma gestão analógica. Aqueles municípios que buscam desenvolvimento devem colocar a inovação como estratégica na gestão. E o Fórum é uma oportunidade para que os gestores baianos conheçam modelos em andamento nas cidades, políticas públicas e soluções de mercados”, ponderou o diretor da Rede, José Marinho.

O evento contou com as presenças do embaixador João Gomes Cravinho, chefe de uma delegação composta por 17 representantes da União Europeia, a diretora do Ministério das Ciências, Tecnologia e Inovação, Eloá Mateus; Jorge Khouri, superintendente do Sebrae, Eures Ribeiro, presidente da União das Prefeituras da Bahia e prefeito de Bom Jesus da Lapa; o vice-prefeito Colbert Martins, Pablo Roberto Silva, secretário municipal de Prevenção à Violência; e Basílio Fernandez, diretor da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Cultura Egberto Costa (FUNTITEC).

  •  

Obras de duplicação na Artêmia Pires se encontram em fase de conclusão

19/10/2017, 16:59h

Se encontra em estado avançado as obras de duplicação da pavimentação asfáltica da avenida Fernando Pinto de Queiroz, que se interliga à Artêmia Pires e dá acesso a avenida Nóide Cerqueira, através da rua Tobias Barreto.

Coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, as obras destas duas vias que compreendem este importante vetor de trânsito daquela região da cidade recebeu a visita do prefeito José Ronaldo de Carvalho, na tarde desta quinta-feira, 19.

Esta intervenção do Governo Municipal atende a crescente demanda dos moradores da avenida Artêmia Pires e adjacências, que para o seu entorno vem atraindo uma leva considerável de novos  investimentos imobiliários e comerciais.

José Ronaldo esteve acompanhado de José Pinheiro, secretário de Desenvolvimento Urbano.

  •  

Taxistas plotam veículos com a cor da campanha Outubro Rosa

19/10/2017, 16:40h

A campanha de incentivo a exames preventivos contra o câncer de mama denominada Outubro Rosa, promovida em Feira de Santana pelo Governo Municipal, está contando com um importante apoio. Alguns taxistas da cidade plotaram seus veículos na cor rosa e colocaram frases de alerta para a campanha, visando sensibilizar o público feminino a procurar uma das unidades de saúde da rede municipal para exame.

Idealizador da iniciativa, Fábio Vacarezza, coordenador do aplicativo táxi fsa, ressalta a importância da massificação da campanha Outubro Rosa para prevenção de uma doença que atinge muitas mulheres e deixa sequelas quando não mata, simplesmente porque não é identificada de forma precoce, para tratamento.

De início, três táxis foram plotados na cor rosa para a campanha. E os veículos foram apresentados ao prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante certificação de um grupo formado por 30 taxistas que aderiram ao selo Qualy Taxi.

  •  

Motoristas de táxi são capacitados para prestar atendimento de excelência

19/10/2017, 16:35h

A frota de táxis de Feira de Santana passa a contar, gradativamente, com o selo de certificação Qualy Táxi, que afere aos usuários do serviço atendimento de excelência, com profissionais qualificados e veículos em melhores condições. A iniciativa do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em parceria com o SEST/SENAT, resultou na entregado do certificado para 30 profissionais do volante, durante solenidade na sede das entidades do sistema “S”, na noite desta quarta-feira, 18.

A iniciativa, conforme ressaltou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, proporciona uma maior competitividade nos serviços de transporte público de passageiros, tornando o atendimento de excelência e muito mais atrativo. “Vocês estão enfrentando a concorrência com inteligência, fazendo ver que vocês oferecem melhores serviços, além de mais seguros”, frisou.

Esta foi a segunda turma a receber a certificação Qualy Táxi, que visa manter um padrão de excelência na oferta do serviço, com veículos sempre limpos e em perfeitas condições de uso, além de profissionais do volante reciclados e antenados com a necessidade de modernização dos serviços.

O secretário da SMTT, Saulo Pereira Figueiredo, enfatizou a importância da iniciativa com a capacitação técnica dos taxistas, destacando a meta de atingir gradativamente todos os 1.350 táxis que compõem a frota de Feira de Santana.

Já o presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Feira de Santana (Sincaver), Liomar Ferreira, agradeceu ao prefeito José Ronaldo pelo empenho da administração municipal com a categoria. E lembrou que medidas adotadas pelo governo para ordenar o serviço já chegaram a Vitória da Conquista como exemplo.

Enquanto isso, o diretor do SEST/SENAT, Daniel Correia, observou a importância dos taxistas aperfeiçoarem o serviço e se modernizarem para garantir um atendimento de qualidade.

  •