A história de Feira de Santana confunde-se com a história da inserção e criação de gado no Sertão baiano, mais especificamente entre os rios Paraguaçu e Jacuípe e com a religiosidade expressa pelo culto a Senhora Santana, padroeira da Fazenda Santa’Anna dos Olhos d’Água e da capela que deu origem à cidade, uma homenagem dos considerados fundadores, o casal Anna Brandão e Domingos Barbosa de Araújo. 

Começava a nascer um ponto obrigatório de tropas, viajantes e tropeiros procedentes do alto sertão baiano e de outros estados a caminho do porto de Cachoeira, vila mais importante da Bahia na época. Surgia então, um comércio de gado cada vez mais próspero, ao lado de uma feira periódica.

O crescente ritmo de desenvolvimento do povoado exigiu a construção de ruas largas, onde começaram a ser instaladas casas comerciais em grande quantidade, para atender à população que crescia somada a chegada de brasileiros e estrangeiros que adotaram Feira de Santana como moradia.

Esse acelerado ritmo de crescimento levou o povoado a reivindicar a criação do município. Era o nascimento daquela que se transformaria na segunda cidade do Estado, 34º do país e lugar com uma grande vocação para atrair gente de todas as partes, pela sua localização geográfica, transformando-se no maior entroncamento rodoviário do Norte-Nordeste.




1° dia
Saída de Salvador
Chegada a Feira, visita ao Observatório Antares, Museu Casa do Sertão, Museu Parque do Saber, Igreja Senhor dos Passos, Mercado de Arte ,(Almoço). Após o almoço visita a Igreja da Matriz, Museu Regional de Arte (Cuca) e Feiraguai. Retorno ao Hotel no fim da tarde. Noite livre. Sugerimos Ville Gourmet, com boate, bares e restaurantes que atendem aos diversos gostos.


2° dia

Visita ao Casarão Fróes da Mota e Centro de Abastecimento (setor de artesanato), seguindo para Ponto Turístico Náutico Maria Quitéria, passeio no Catamarã, onde terá o almoço, indo para o Parque Histórico Castro Alves em Cabaceiras do Paraguaçu. Segue a tarde para a Cidade de Cachoeira, visitando a Irmandade da Boa Morte e Convento Nossa Senhora do Carmo. Retorno a Salvador.


dia

Saída de Salvador
Chegada a Feira, visita ao Mercado de Arte, Igreja Senhor dos Passos Centro de Abastecimento, Igreja da Matriz, Museu Regional de Arte (Cuca), seguindo para Ponto Turístico Náutico Maria Quitéria, Almoço na Marina. Após almoço segue para a Cidade de Cachoeira, conhecendo a Ponte Dom Pedro II e Convento Nossa Senhora do Carmo. Retorno a Salvador.

Administrativo:
Secretário: Antônio Carlos Borges Junior
Diretoria: Graça Cordeiro

Fotografias do Portal do Sertão - Click