Centro de Educação Inclusiva promove manhã lúdica para crianças e adolescentes no Dia B do Brincar

28/5/2025, 15:11 | Foto: Silvio Tito
O objetivo foi resgatar brincadeiras tradicionais, fortalecendo vínculos familiares e estimulando habilidades importantes para o desenvolvimento dos alunos

Crianças e adolescentes acompanhados pelo Centro de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva participaram, nesta quarta-feira (28), de uma manhã repleta de diversão, aprendizado e afeto. A iniciativa marcou o Dia B do Brincar, uma ação dedicada a estimular o desenvolvimento e a socialização de alunos atípicos e com deficiência.

Atualmente o órgão, mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, atende cerca de 600 crianças e adolescentes. Entre elas, a pequena Isadora Viana Rocha, de apenas 6 anos, que é autista e possui deficiência intelectual. Isadora frequenta o atendimento psicopedagógico há dois anos e, segundo a mãe, Vanuzia Viana de Jesus, os avanços são visíveis.

“Ela melhorou bastante na interação social, na fala. O atendimento aqui é maravilhoso. Minha filha vem uma vez por semana para o acompanhamento de psicopedagogia, ela estuda na Escola Municipal João Macário e hoje se divertiu bastante”, relatou Vanuzia.

A manhã lúdica foi cuidadosamente planejada pela equipe do Centro, seguindo o tema deste ano: “Proteger o encantamento das infâncias”. De acordo com Candice Diniz, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o objetivo foi resgatar brincadeiras tradicionais, fortalecendo vínculos familiares e estimulando habilidades importantes para o desenvolvimento das crianças.

“Optamos por atividades como pula-corda, amarelinha, brincadeiras com bola e de roda, convidando também as famílias a participarem desse momento. Muitas vezes, na correria do dia a dia e diante do avanço da tecnologia, as famílias acabam deixando de brincar com os filhos. Nosso convite é justamente esse: resgatar o brincar, o encantamento, o afeto”, explicou Candice.

A professora destacou ainda a importância da brincadeira como ferramenta pedagógica e terapêutica. “A brincadeira proporciona interação, desenvolve a criatividade e estimula habilidades como a memorização e o contato com o outro, independentemente das limitações da criança. Para esse público, momentos como este são fundamentais para o desenvolvimento”, completou.

A música também teve um papel especial na programação do Dia B do Brincar. Segundo a professora de Educação Musical, Rosa Macedo, a vivência musical é um instrumento poderoso na superação de barreiras.

“O contexto musical se insere de maneira muito prazerosa para essas crianças, estimulando a memorização, a coordenação motora e a fala. Muitas vezes, dentro da musicalidade, a deficiência deixa de existir. A criança tímida passa a interagir, a que tem dificuldade de fala começa a cantar e se expressar. Só vemos benefícios nesse trabalho”, ressaltou Rosa.

A professora de Educação Musical também enfatizou a importância do resgate cultural proporcionado pelo evento. “Na minha geração, brincávamos muito de roda, esconde-esconde, pega-pega — ou picula, como se diz aqui na Bahia. Aprendíamos a contar e a conhecer o alfabeto através dessas brincadeiras, não apenas na escola. Esse resgate é maravilhoso. As contações de histórias, o abrir de um livro, o afeto entre avós, pais e filhos... são práticas que, infelizmente, se perderam um pouco com o avanço da tecnologia. Nosso papel aqui é reaproximar as famílias e valorizar esse tempo de qualidade”.

A manhã foi encerrada com muita alegria, música e movimento, reforçando a importância de momentos como este, que aliam desenvolvimento, inclusão e afeto, fortalecendo o compromisso do Centro de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva com a promoção de uma educação acolhedora e humanizada. A programação continua para os alunos do turno vespertino.



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