Homenagens a colaboradores e apoiadores marcam comemorações dos 20 anos da Fundação Egberto Costa

A Fundação Municipal Egberto Costa (FUNTITEC), referência nas áreas de ciência, tecnologia e telecomunicações em Feira de Santana, completou 20 anos nesta segunda-feira (7). A data foi celebrada com uma solenidade marcada por homenagens a ex-servidores, colaboradores e personalidades feirenses que contribuíram para a história do lugar.
O prefeito José Ronaldo foi um dos primeiros homenageados. Criador da fundação e responsável por nomeá-la em homenagem ao jornalista, poeta e ex-secretário de Comunicação Egberto Costa, falecido em 2002, o gestor destacou os planos de expansão para a FUNTITEC. “Estamos em diálogo com Brasília para viabilizar a aquisição de equipamentos modernos que devem facilitar pesquisas e estudos realizados aqui”, afirmou o gestor.
Durante a cerimônia, o cantor feirense Paulo Bindá foi aplaudido ao lembrar dos projetos musicais realizados pela fundação. “Participei como cantor e produtor do Festival Gospel, que durou quase 11 anos, e do Vozes da Terra, com 15 edições. Foram mais de 1.200 músicas autorais apresentadas e cerca de 500 artistas beneficiados”, ressaltou Bindá.
Também homenageado, o primeiro diretor-presidente da FUNTITEC, Maurício Carvalho, relembrou a evolução da instituição desde o ano de 2005. “A fundação avançou muito, entrando no setor de telecomunicações e levando internet gratuita para a sede e à zona rural. Estamos felizes por fazer essa retrospectiva e ver o quanto os projetos aqui desenvolvidos foram conquistas importantes para Feira de Santana”, declarou.
O atual presidente da fundação, Antônio Carlos Daltro Coelho, frisa o papel da FUNTITEC como referência local, nacional e latino-americana.
“Dos que iniciaram esse trabalho há 20 anos, restam apenas três, incluindo eu. Muitos seguiram outros caminhos, mas todos os homenageados deixaram sua marca. Hoje, a FUNTITEC fomenta ciência, inovação e também conecta os serviços públicos por meio da internet, melhorando assim o atendimento prestado à população feirense”, pontuou Coelho.