Balanço positivo: Fundação Hospitalar alcança metas em 2025 e registra avanços na assistência à saúde
Os dados positivos da série histórica comprovam a efetividade dos investimentos realizados pela Prefeitura Municipal
A Fundação Hospitalar cumpriu com êxito as metas estabelecidas para o ano de 2025, consolidando importantes avanços estruturais e assistenciais nas unidades administradas pela autarquia municipal. Os dados positivos da série histórica comprovam a efetividade dos investimentos realizados pela Prefeitura Municipal, que contemplaram reformas, ampliações e a aquisição de novos equipamentos hospitalares.
Ao longo do ano, as melhorias estruturais contribuíram diretamente para a qualificação dos serviços ofertados, garantindo mais conforto, segurança e eficiência no atendimento à população. Além disso, a Fundação Hospitalar ampliou a oferta de especialidades médicas, fortalecendo a assistência, reduzindo a necessidade de encaminhamentos para outros centros de saúde e contribuindo para a descentralização do atendimento e a redução da demanda reprimida por consultas e exames na rede.
“O desempenho das nossas equipes de trabalho confirma o que ouvimos dos pacientes ao longo do ano: a Fundação Hospitalar reforça diariamente seu compromisso com uma assistência qualificada. Nosso foco é apoiar e capacitar os profissionais de saúde, garantindo a promoção do bem-estar, com ambientes adequados e a ampliação da oferta de consultas e exames voltados ao rastreio e à prevenção de doenças”, destacou a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas.
Indicadores assistenciais – Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher)
De janeiro a novembro de 2025, os indicadores da emergência do Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS) apontaram resultados expressivos:
-
49.777 atendimentos
-
11.988 internamentos (partos e outros procedimentos)
-
2.178 cirurgias eletivas (cirurgias ginecológicas)
-
32.456 exames de ultrassonografia
Ampliação dos serviços e ações estratégicas
Os resultados também se refletiram na ampliação dos serviços prestados, com ações estratégicas e mutirões de atendimento que beneficiaram diretamente a demanda reprimida e milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das unidades administradas pela Fundação Hospitalar:
-
1.281 recém-nascidos internados na Neonatologia (Mãe Canguru, UTI Neonatal, UCINCo I e II)
-
643.991 exames realizados no Laboratório de Análises Clínicas do HIPS
-
62.093 exames especializados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC)
-
54.143 atendimentos (consultas e exames) no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Maria Quitéria
-
84.587 atendimentos (consultas e exames) no CMDI – Bairro Baraúnas
-
152 partos naturais realizados na Casa de Parto Normal do Feira VII
-
50.111 atendimentos de especialidades realizados em 2025 no Ambulatório de Saúde da Mulher, com destaque para Planejamento Familiar, Pré-natal de Alto Risco e Ginecologia
2025: ano de conquistas
Além dos resultados da série histórica, que reforçam a eficiência da gestão municipal, 2025 foi marcado por investimentos significativos na estrutura física do Hospital da Mulher, incluindo a implantação de um novo centro cirúrgico, um novo Ambulatório de Pediatria e a reforma e ampliação de setores do Complexo Materno Infantil, promovendo mais bem-estar aos trabalhadores da saúde.
Como avanço estratégico, o Hospital da Mulher contará, a partir de 2026, com a implantação da Residência Médica com subespecialização em Neonatologia, fortalecendo a formação de especialistas e a assistência neonatal no município.
Especialidades mais procuradas – janeiro a novembro de 2025
Exames realizados
-
92.343 ultrassonografias gerais
-
42.455 exames de raio-X
-
27.350 eletrocardiogramas
-
11.482 mamografias
-
11.420 exames preventivos
-
3.031 endoscopias
-
2.172 densitometrias ósseas
-
1.765 punções de mama
-
1.625 ecocardiogramas
-
110 colonoscopias (serviço novo – CMDI II)
Planejamento familiar
Por meio do Programa de Planejamento Familiar, foram realizadas 1.954 inserções de métodos contraceptivos, incluindo DIU de cobre, Mirena e Implanon.
Consultas especializadas
-
28.411 consultas em Ginecologia
-
15.042 em Pediatria geral
-
6.520 em Cardiologia
-
3.897 em Urologia
-
3.507 em Mastologia
-
3.421 em Fisioterapia pediátrica
-
3.372 em Gastroenterologia
-
1.951 em Cirurgia de Cabeça e Pescoço
-
1.758 procedimentos de laqueadura
Com os avanços registrados em 2025, a Fundação Hospitalar reafirma seu papel fundamental na rede pública de saúde do município, demonstrando que planejamento, investimento e gestão eficiente resultam em melhorias concretas na assistência e na qualidade de vida da população.
.jpg)












