Proteção ampliada: Hospital da Mulher passa a oferecer vacina contra pneumonia e bronquite para mães e bebês

12/12/2025, 17:34 | Foto: Fátima Brandão
A aplicação começou nesta quinta-feira (11) e está sendo realizada gratuitamente para gestantes a partir de 28 semanas

O Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher, em Feira de Santana, passou a oferecer uma nova proteção para gestantes e recém-nascidos: a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por bronquiolite e pneumonia em bebês. A aplicação começou nesta quinta-feira (11) e está sendo realizada gratuitamente para gestantes a partir de 28 semanas, incluindo pacientes internadas e funcionárias grávidas.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar a cobertura vacinal do Complexo Materno Infantil do HIPS, é uma das mais importantes ferramentas na promoção da saúde e proteção contra doenças infecciosas para as mães e recém-nascidos.
“São vários os benefícios para os nossos pacientes, especificamente as gestantes e bebês imunizados, como também o cuidado com as nossas funcionárias gestantes garantindo mais segurança e saúde”, afirma.
Segundo Neilde Lima Ribeiro coordenadora da da Sala de Vacinação da unidade hospitalar, o público é reduzido devido ao critério gestacional, mas o impacto para a saúde materno-infantil é significativo, já que a imunização materna transfere anticorpos diretamente para o bebê, protegendo-o nos primeiros meses de vida.
Rotina de vacinação no Hospital da Mulher
A vacinação no hospital segue um fluxo diário estruturado. Pela manhã, após a triagem, uma equipe leva as vacinas até as enfermarias, priorizando os recém-nascidos. São imunizados, em média, 40 bebês por dia, com as vacinas obrigatórias do calendário neonatal:
  • BCG
  • Hepatite B
Bebês com dois meses internados recebem ainda:
  • Hexavalente
  • Pneumocócica
À tarde, é a vez das funcionárias atualizarem a caderneta de vacinação com as doses recomendadas para adultos, como:
  • DT
  • Febre amarela
  • Tríplice viral
  • Hepatite B
  • DTPa
  • Influenza
A única vacina não aplicada na unidade é a da Covid-19, para a qual as profissionais são orientadas a procurar os postos de saúde.
Vacinação das gestantes
Além da nova vacina contra o VSR, a unidade já oferta regularmente às gestantes:
  • DTPa (a partir de 20 semanas)
  • Hepatite B
  • DT
  • Influenza
A coordenação lembra que essas vacinas são aplicadas tanto em gestantes internadas quanto nas funcionárias.
O estoque é abastecido pela Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, garantindo regularidade no atendimento.
Palivizumabe já era aplicado em bebês de risco
Antes da chegada da nova vacina materna contra o VSR, o Hospital da Mulher já aplicava o Palivizumabe em bebês prematuros com doenças respiratórias ou cardíacas, reforçando o cuidado com os grupos mais vulneráveis.
Depoimentos reforçam a importância da proteção
A ampliação da oferta de vacinas tem sido bem recebida pelas gestantes atendidas.
Stephane da Silva Souza, 18 anos, moradora da Conceição II, grávida de 28 semanas, celebrou a novidade:
“Para mim é muito importante, vai trazer proteção para mim e para o bebê. Ser imunizada aqui onde meu filho vai nascer me dá mais tranquilidade e segurança.”
Já Nathália de Jesus da Silva, 20 anos, moradora de Coração de Maria e com 39 semanas, destacou a confiança no serviço:
“Saber que aqui tem toda a cobertura vacinal para o meu filho é muito importante. E agora, com essa novidade, ser imunizada aqui mesmo, eu e ele, é uma segurança enorme.”
A moradora de Humildes e mãe de dois filhos, Joscilene Marinho da Silva, 39 anos, também reforçou a relevância do serviço:
“Meu primeiro filho nasceu aqui e já saiu com todas as vacinas, inclusive a BCG. Agora, saber que meu bebê será protegido contra bronquiolite e hepatites me deixa ainda mais tranquila.”
Cuidado ampliado para mães e bebês
Para a responsável pela Sala de Vacinas, Marinha Rocha, a oferta ampliada reforça o compromisso do hospital com a saúde da população:
“É uma garantia de proteção para mães e bebês. Estamos ampliando a cobertura e fortalecendo o cuidado integral.”
Os números atualizados de doses aplicadas ao longo do ano serão divulgados pela unidade nos próximos dias.


  •