Treinamento de brigada de incêndio no Hospital da Mulher reforça segurança dos colaboradores e pacientes

Nos dias 21 e 22 deste mês, o Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) promoveu um treinamento intensivo para a brigada de incêndio, com o objetivo de reforçar a segurança dos colaboradores e pacientes em situações de emergência. O curso abordou diversas atividades essenciais para a atuação eficiente da brigada, incluindo avaliação de riscos, criação de rotas de fuga, inspeção de equipamentos de prevenção, combate ao fogo, primeiros socorros, entre outras.
O treinamento, ministrado pelo engenheiro de segurança do trabalho e instrutor de brigada, Jhonatas Macedo, teve carga horária de 8 horas e contou com uma abordagem teórico-prática. "O contexto hospitalar apresenta desafios únicos em casos de sinistros, devido à presença de pacientes operadas, puérperas e os bebês. É essencial que a equipe esteja capacitada para lidar com essas situações de forma eficiente e segura, evitando o pânico e garantindo a integridade de todos", ressaltou o instrutor.
Durante o treinamento, os participantes aprenderam técnicas específicas de combate ao fogo, primeiros socorros e evacuação de áreas de risco. Para Bruna Belo, colaboradora que participou do curso, a importância da capacitação é indiscutível. "É essencial que todos estejam preparados para agir em situações de urgência e emergência, como incêndios ou acidentes envolvendo eletricidade. Precisamos estar engajados na prevenção e saber como agir para evitar que essas situações coloquem em risco a vida de nossos pacientes e colegas de trabalho", destacou.
A diretora presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, ressalta a importância de capacitar continuamente os profissionais para garantir um ambiente seguro e que estejam preparados para lidar com adversidades. "Nós investimos em treinamentos e capacitações contínuas para os nossos colaboradores, e essa capacitação da brigada de incêndio é fundamental para reforçar a segurança de todos e, principalmente, dos nossos pacientes para as mais diversas situações", afirma.