Comissão de Livro Aberto da ABCCMM avalia genealogia de animais neste sábado, no Parque de Exposição

11/10/2019, 17:45h |

Técnicos de registro da Comissão de Livro Aberto da ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador) vão avaliar animais com características da raça, neste sábado, no Parque de Exposição João Martins da Silva.

São animais sem genealogia conhecida, cuja medidas deverão estar dentro dos padrões definidos da raça. Os aprovados e seus descendentes ganham importante valor de mercado.

Nestas avaliações, três especialistas observam o andamento, morfologia, altura, entre outras características da raça, todas eliminatórias e a elas são dadas pontuações que devem atingir as definidas pela ABCCMM.

São observações rigorosas que definem se o animal adulto é bem caracterizado, tem a qualidade mínima para obter o registro e ser levado para as fazendas com a marca da entidade que agrupa os criadores.

Caso seja aprovado, o animal ganha registro na associação. O reconhecimento beneficia diretamente seus descendentes, que são autorizados a participar de exposições, campeonatos e julgamentos, direito negado àqueles cujos nomes constam no Livro Aberto, que podem participar de feiras e leilões.

A expectativa da associação estadual é de que aproximadamente 60 animais, que foram previamente inscritos para participar do Livro Aberto, sejam submetidos à avaliação. Os animais são trazidos por criadores de vários municípios da região.

Além de recolher material para avaliação genética, os animais ganham um chip e marca em um dos lados do peito, caso seja aprovado.



  •