Prefeito decretará luto oficial pelo falecimento do médico Outran Borges

19/11/2022, 10:37 |

Faleceu na madrugada deste sábado (19) o médico Outran Borges. O prefeito Colbert Martins Filho recebeu com pesar a notícia e externou sua solidariedade a familiares, amigos e todos aqueles que conviveram com ele. O chefe do Executivo Municipal também decretará luto oficial de um dia. "Uma grande perda para Feira de Santana. Homem de muito conhecimento em diversas áreas e que deixa um grande legado e contribuição", declarou. 

Ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia, Outran Borges atuou por décadas como médico pediatra, em vários hospitais de Feira de Santana e região. Ele também enveredava por outras áreas, além da medicina. Foi escritor, poeta, contista e compositor. Teve alguns livros publicados, como: "Os Novos Valores da Bahia I" (antologia) 1973; "Célula Doce e Corpo" (1978); "O Protonauta" (contos) 1982; "Cabeça de Frade" (poesia); "Os Quatro Caminhos do Vento" (poesia); "Florilégio Poesias" (antologia); "Memorial Poético de Feira de Santana", organizado por Lélia Vitor Fernandes de Oli­veira; "A Verdade, o Tempo e Outras Mentiras” (2006). 

Também teve trabalhos publicados pela revista Hera, e pela Scitientibus, da Universidade Estadual de Feira de Santana, além de crónicas e contos publicadas em jornais. Filiou-se ao Movimento Poético Nacional, sediado em São Paulo, desde 1987. Era Membro da Academia Feirense de Letras, onde ocupava a Cadeira de n° 37, que tem como Patrono o Prof. Leonídio Rocha. Foi filiado a AMAR (Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes) sediada no Rio de Janeiro; ao Movimento Poético Nacional; do Movimento Cultural "Hera".

Nautural de Baixa Grande, na Chapada Diamantina, Outran chegou em Feira de Santana ainda criança, juntamente com seus pais. Era casado com Gersonita Oliveira Borges. São filhos do casal: Outran Sampaio Borges Júnior (médico), Giordano Bruno Oliveira Borges (farmacêutico) e Thais Oliveira Borges (psicóloga).



  •