Popula艫o celebra aniversrio da cidade com mutiro de servios

18/9/2023, 15:29 | Fotos: Jorge Magalhes
Servios sociais e sade foram ofertados

Em clima de festejos, uma edição especial do mutirão de serviços “Feira Feira Faz Mais pra Você” acontece na praça dos Remédios, segunda-feira (18). O evento, que faz parte das comemorações aos 190 anos de emancipação política de Feira de Santana, se iniciou por volta das 9h e segue até às 17h.

Com a iniciativa, a população teve acesso a consulta com clínico geral e pediatra, testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aplicação de vacinas, consulta com nutricionista e psicólogo, aferição da pressão arterial e glicemia, além da coleta de sangue para exames laboratoriais. Ainda, orientações sobre os direitos do consumidor, entre outras atividades.

A dona de casa Rosana de Jesus aproveitou a ação para pôr em dia os exames de saúde que estava precisando fazer. Natural de Feira de Santana, Rosana também pontuou a importância dos serviços de pediatria, no qual ela levou seu filho para usufruir.

“Pra mim foi muito bom, porque às vezes não temos a oportunidade de ir atrás desses serviços. Meu filho também participou da parte de pediatria e eu gostei bastante do atendimento”, relata a dona de casa.

Segundo a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilbert Lucas, os serviços foram selecionados levando em conta a demanda da população.

"Principalmente a coleta de exames, como passamos por atendimento médico, os profissionais pedem exames de laboratório, e assim já fazemos a coleta aqui e o resultado sai pela internet. Isso facilita toda população que está participando, e estamos com fluxo grande de atendimentos. Essas ações são importantes pois conseguimos trabalhar com a comunidade mais perto", pontua a presidente.

Além dos serviços de cuidado com a saúde, também foi implementada a oportunidade de trocar materiais recicláveis por mudas de suculentas. Cadastro de animais no programa de inseminação artificial; cadastro para recebimento de água potável para os moradores da zona rural; orientações para declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) e aquisição de benefícios rurais, além de inscrições para o curso Qualifica Rural.

O entretenimento também tomou conta do ambiente, com música ao vivo apresentada por artistas locais. De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, o intuito foi que enquanto a população desfrutava dos serviços também pudesse aproveitar para curtir a cultural local.

“Todas essas ações são muito importantes porque dessa forma a comunidade tem acesso aos serviços, além dos já prestados nas secretarias. Trazemos uma apresentação artística, inclusive, de forma voluntária, para demonstrar e valorizar nossa cultura. Principalmente hoje, quando Feira completa 190 anos", disse o secretário.

As crianças também participaram da ação, aprendendo orientações educativas da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) para um trânsito mais seguro. A participante Vitória Cássia Machado levou suas duas filhas que divertiram com as atividades. “As atividades foram vinculadas às leis de trânsito e as crianças se divertiram muito enquanto aprendiam ". 

A iniciativa foi uma realização da Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), com apoio de outras secretarias do município.



  •