Idosos dão um mergulho na alegria proporcionada pelo Centro de Convivência Dona Zazinha

4/10/2024, 11:9 | Foto: Valto Novaes
Entre as atividades, a aula de hidroginástica é uma das mais aguardadas

Com o corpo inclinado à frente e os braços estendidos, Benedita Costa, mais conhecida como “Didi”, de 90 anos, se lança para um mergulho na piscina. As aulas de hidroginástica no Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira são aguardadas com muita expectativa por ela e por uma turma pra lá de animada.  

Com sorrisos radiantes e muito entusiasmo, eles seguem as orientações da profissional de Educação Física, Ivy Campos. O momento é sempre repletos de alegria, amizade e, claro, de muitos movimentos aquáticos. “Vamos lá pessoal: peguem o macarrão! Move o corpo à direita, agora pra esquerda”. 

As aulas são adaptadas às necessidades dos idosos, garantindo que todos possam participar com segurança. Além disso, o ambiente descontraído da piscina transforma a atividade em uma verdadeira celebração da vida.

“A hidroginástica é uma atividade de baixo impacto, então eles conseguem realizar os movimentos com maior eficácia. Quem tem problemas de coluna ou no joelho, consegue fazer todas as atividades aqui dentro da piscina sem sentir dor. Além disso, é uma atividade que melhora a ansiedade e a depressão”.

As aulas de hidroginástica no Dona Zazinha Cerqueira são realizadas de terça a sexta-feira, das 10h às 11h. São quatro turmas no total, sendo uma a cada dia da semana, tendo em média 20 alunos por turma. 

“Adoro! Me sinto bem fazendo atividade física e aqui todo mundo é amigo. As aulas de hidroginástica é um dos melhores momentos da semana”, disse Didi. 

Segundo a coordenadora do Centro de Convivência, Tilda Brasileiro, o equipamento municipal oferece uma variedade de serviços que vão muito além da simples recreação, mas também promovem interações sociais, essenciais para o fortalecimento de vínculos entre os idosos. 

São ofertadas gratuitamente pela Prefeitura de Feira de Santana, oficinas de artesanato, aulas de atividade física, dança de salão, grupo de convivência, salão de beleza, oficina da memória, além de atendimentos com geriatra. Atualmente estão cadastrados 1.480 idosos, sendo que cerca de 500 estão frequentando.

“Aqui no Dona Zazinha cuidamos do corpo e da alma. Essas atividades ajudam na socialização e, ao mesmo tempo, resgatam a autoestima dos participantes. Muitos deles se sentem mais seguros e felizes ao ver que ainda podem se divertir e se exercitar”.



  •