Feira de Santana registra aumento na procura por exame do colo do útero

7/4/2021, 15:47 | Foto: ACM
Dados são referentes ao Março Lilás

A procura por atendimento para a realização de exames preventivos do câncer de colo do útero triplicou neste ano durante o Março Lilás.

O comparativo com o mesmo período do ano passado revela que 5.111 mulheres agendaram consultas e exames no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC).

Nos últimos anos, o número de casos com resultados positivos para a doença vem diminuindo no município. Segundo Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, nos últimos cinco anos, o número de diagnósticos apresenta redução de 72%.

"Em 2016 foram detectados 37 casos positivos e, neste mesmo período de 2020, apenas 10", afirma. Segundo ela, a intensificação de campanhas de conscientização junto à comunidade e a oferta de exames pela Prefeitura de Feira têm contribuído para a redução de casos positivos.