Cuidado com o cidadão é demonstrado pelos investimentos na rede municipal de saúde
Feira de Santana completa 190 anos de emancipação política nesta segunda-feira (18) e o cuidado com o cidadão é demonstrado através dos índices da rede municipal de saúde nos últimos cinco anos. Neste período, o Governo Municipal promoveu cerca de 11 milhões de atendimentos entre consultas, exames e procedimentos.
O período atravessado por uma pandemia é marcado pela criação de ambulatórios de suporte especializado, informatização das unidades, ampliação do serviço de urgência e no âmbito da saúde mental.
Durante este tempo, cinco ambulatórios foram inaugurados para atender a saúde do Homem, da Mulher, de pessoas com transtornos mentais, com sequelas da Covid e está em andamento a implantação de uma unidade voltada para a população LGBTQIAPN+.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos, frisa que o processo de informatização das unidades da rede de Atenção Básica, iniciado em 2022 e uma das metas da sua gestão, entrou na reta final.
“Mais de 240 computadores já foram entregues e 89 desses locais já estão 100% informatizados. As Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Parque Ipê, Rua Nova e Barroquinha, Corredor dos Araçás, Queimadinha, Gabriela, Sobradinho e Viveiros foram revitalizadas com melhorias estruturais e no aparelhamento. Algumas dessas conseguimos por meio da parceria público-privada”, assegura a secretária.
A imunização da população é prioridade da gestão. Durante a pandemia, seis USFs foram integradas ao Programa Saúde na Hora que ampliou o atendimento até as 21h, facilitando assim a vacinação de trabalhadores e pessoas que não tinham disponibilidade no horário comercial, contribuindo com o controle da Covid-19. Fazem parte dessa iniciativa as USFs do Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III e Rua Nova II, III / Barroquinha.
A diarista, Antônia de Jesus, é paciente da USF Rua Nova II, III/ Barroquinha e menciona que no local encontra tudo o que precisa. “Faço exames, vacinas, consultas, tudo aqui. Sempre consigo os atendimentos de maneira fácil”, reforçou.
As marcas do avanço na Saúde são registradas inclusive no Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme, referência na região Norte e Nordeste, que incorporou duas novas especialidades: neurologista e ortopedista. É válido destacar que Feira é um dos poucos municípios baianos que oferece o exame Doppler Transcraniano, de maneira totalmente gratuita, para pessoas com a doença.
A policlínica do George Américo, que efetua mensalmente cerca de 25 mil atendimentos, ganhou uma sala vermelha com o objetivo de oferecer um melhor suporte a pacientes graves. Para facilitar o acesso a exames de ressonância magnética e tomografia, a Secretaria de Saúde passou a viabilizar a marcação on-line.
A prestação de socorro com o atendimento médico pré-hospitalar oferecido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi modernizado pela renovação da frota, com cinco novas ambulâncias. A descentralização, através da implantação das bases localizadas no Centro (sede da Prefeitura), Oyama Pinto e no Tomba, deram celeridade no atendimento das ocorrências. A medida facilita o deslocamento de forma mais ágil. Uma nova base no Shopping Popular está em andamento. Ainda, o Governo Municipal promoveu este ano o processo seletivo do SAMU para preenchimento de 238 vagas, com quadro de reserva, de nível médio e superior.
Este ano o cuidado com o folião foi marcado pela implantação de uma unidade hospitalar pela primeira vez no circuito Maneca Ferreira durante a Micareta 2023. A unidade promoveu 526 atendimentos. A estrutura com 500 m², ofertou 15 leitos, sendo dois vinculados à sala vermelha destinados aos pacientes que precisassem de cuidados intensivos. Quase 500 profissionais foram mobilizados nos segmentos de urgência, emergência, atendimentos de enfermagem e vigilância nos quatro dias de festa.