Centro Pós-Covid renova esperança de pacientes que tiveram sequelas da doença

5/4/2024, 11:11 | Foto: Thiago Paixão
A unidade é a primeira a ser construída no interior da Bahia

A gravidade da doença se transformou em uma luta pela sobrevivência, deixando sequelas, dificuldades ao falar e andar. A experiência vivida por Luciana Santos, 40 anos, ao ser infectada pela Covid-19 durante a pandemia em 2020 tem sido superada após reabilitação no Centro Pós-Covid.

"Fiquei internada com 100% de comprometimento pulmonar. Foi um momento terrível onde estive entre a vida e a morte. Consegui me recuperar, porém convivi por um longo período com sequelas da doença, dependendo exclusivamente de uma cadeira de rodas para me locomover”, relatou.

Há três anos, Luciana Santos é acompanhada pelo Centro de Reabilitação Pulmonar e Pós-Covid de Feira de Santana, conhecido como Centro Pós-Covid. Sob os cuidados de profissionais especializados, começou sua jornada rumo à recuperação e os resultados não demoraram a aparecer. Atualmente, ela é capaz de ficar de pé e até mesmo dar alguns passos, além de ter recuperado sua voz.

O Centro Pós-Covid é o primeiro a ser construído no interior da Bahia. Desde a sua inauguração, em 3 de agosto de 2021, a unidade realizou 28.346 atendimentos. Entre as especialidades mais procuradas está o acompanhamento com o fisioterapeuta, com 6.840 atendimentos realizados. Em seguida vem a assistência com fonoaudiólogos (1.805) e psicólogos (1.700).

A unidade oferece serviço especializado nas áreas de Neurologia, Fonoaudiologia, Homeopatia, Urologia, Cardiologia, Pneumologia e Psiquiatria, além de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia.

Para ser atendido é necessário agendar nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros - via Central Municipal de Regulação. Pacientes que foram internados de forma grave têm marcação garantida assim que receberem alta hospitalar.

A unidade funciona no Centro Social Urbano (CSU), localizado na rua Tostão, bairro Cidade Nova. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Centro Pós-Covid tem gestão compartilhada em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e a Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.



  •