Captura de tilápias na Lagoa do Geladinho marca início da Semana da Água

16/3/2021, 15:2 | Foto: Wevilly Monteiro
Os peixes pequenos serão reintroduzidos em outros mananciais

Capturados por uma rede, diversas tilápias foram retiradas da lagoa do Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, na manhã desta terça-feira, 16. A prática de despesca marcou o início da Semana da Água, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmam). 

Os alevinos (pequenos peixes) serão reintroduzidos em outros mananciais para reprodução - nos distritos de Tiquaruçu, Humildes e no povoado Terra Dura. Os de tamanho médio foram devolvidos para a lagoa. Já os peixes adultos serão doados para instituições de caridade para consumo na Semana Santa. 

Segundo João Dias, chefe da Divisão de Educação Ambiental, a lagoa do Geladinho apresentava peixes em excesso. Daí a necessodade da despesca para evitar problemas de superpopulução. 

"É preciso retirar esses peixes para que o habitat natural tenha um conforto maior", acrescentou o secretário de Meio Ambiente, José Carneiro, que esteve acompanhando a ação. 

Dever de todos!

A lei municipal de n°120/2018 estabelece que é responsabilidade da Semmam monitorar as águas do município e a qualidade ambiental, incluindo a flora e a fauna. Para João Dias, apesar dessa responsabilidade, preservar o meio ambiente é um dever de todos.  

"Sem água é impossível que haja vida no planeta, e se estiver poluída é possível contaminar os humanos, por isso é importante preservar esse bem tão precioso", afirma.

O secretário de Comunicação, Edson Borges, esteve representando o prefeito Colbert Filho.

Clique aqui e ouça o podcast

Clique aqui e assista ao vídeo



  •