Ações de fortalecimento da Educação Municipal são destaques na abertura do ano letivo

24/3/2023, 16:33 | Fotos: Sara Silva
Objetivo da Prefeitura é otimizar a Rede de Ensino por meio de avaliação e formação

Programa Caminhos da Educação, atividades complementares e investimento em tecnologia e estrutura física das escolas foram destaques da abertura do ano letivo de 2023, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (24). O encontro foi transmitido virtualmente pelo YouTube e teve como público-alvo os profissionais da Rede Municipal de Educação.

“São muitos desafios neste período pós pandemia, mas estamos realizando esforços para fortalecer a educação do município e garantir o melhor para nossos estudantes - que são o nosso foco. Nenhuma criança vai ficar fora da sala de aula”, afirmou o prefeito Colbert Filho. 

A secretária de Educação, Anaci Paim, pontuou algumas ações que estão sendo realizadas para garantir o acesso e permanência dos alunos na rede municipal. As aulas começam na próxima quarta-feira (29).

Entre os investimentos da Prefeitura de Feira estão as aulas em tempo integral para o Grupo 2 (2 anos), na Educação Infantil; aquisição e distribuição de laboratórios de ciências e matemática e material esportivo para os estudantes do Ensino Fundamental; e a disponibilização de cursos complementares de iniciação profissional para a Educação de Jovens e Adultos. Além da manutenção, reforma e novas obras de escolas municipais.

CAMINHOS DA EDUCAÇÃO

Outro grande destaque para o ano letivo é a implementação do programa Caminhos da Educação, que visa assegurar a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada das competências das séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). O programa envolve três eixos principais: avaliação, formação e acompanhamento das unidades escolares e estudantes. 

A professora convidada, Silvia Moreira, palestrou sobre os eixos e como o programa será desenvolvido em Feira de Santana. Ela é coordenadora estadual do Programa Educação para Valer, da Associação Bem Comum (Ceará) - parceira da Secretaria de Educação na iniciativa.

“Juntos colocaremos em prática alinhamentos e intervenções necessárias para fortalecer o que já vem sendo desenvolvido no município, vamos trazer experiências exitosas já implementadas no Brasil. Nosso principal objetivo é apoiar redes que tomam a decisão de ter a educação como prioridade e por isso estaremos juntos nessa caminhada”, ressaltou Silvia. 

A programação de abertura do ano letivo segue durante a tarde, desta vez dividida por segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Nos dias 27 e 28, as atividades seguem nas unidades escolares, com organização interna e construção do planejamento do ano letivo.



  •