Ação Global leva serviços de saúde aos moradores de Tiquaruçu

23/10/2021, 15:28 | Foto: Roberta Costa
Neste segunda-feira, 25, o distrito Governador João Durval Carneiro será beneficiado

Uma dose de esperança. Assim a aposentada Anita Souza Fonseca, 74 anos, descreveu a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Ela recebeu o imunizante durante a Ação Global Saúde e Comunidade, que levou serviços de saúde para o distrito de Tiquaruçu neste sábado, 23.

“Perdi um filho há sete meses para a Covid e estava ansiosa para tomar logo a dose de reforço. Lá em casa todos tivemos essa doença e graças a Deus agora estou protegida três vezes mais”, afirma a aposentada.

Além da aplicação de vacinas, durante toda a manhã na Escola Municipal Joanita Frutuosa, a população teve acesso a outros serviços como aferição de pressão arterial, testes rápidos para diagnóstico de doenças como sífilis, hepatite e HIV, além de orientações sobre saúde bucal, prevenção contra o câncer de mama e saúde da mulher.

O aposentado Severino Gonçalves de Araújo, 60 anos, aproveitou a ação global para solicitar a marcação de exames através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

“Muito maravilhoso trazer esse serviço para a gente, é o que a gente mais precisa é cuidar da saúde para não ficar guardando doenças", comemorou o aposentado.

Solicitação de mamografia, atualização e cadastro do cartão do SUS, atendimento médico (pré-agendado pela unidade de saúde), serviços laboratoriais e orientações sobre prevenção da dengue e outras arboviroses foram realizados gratuitamente.

“Sempre desenvolvemos essas ações para estimular a população a se cuidar. Trouxemos todos esses serviços e a comunidade abraçou a proposta, participando ativamente da ação”, afirma a Diretora de Gestão da Rede Própria, Joana Queiroz.

Na próxima segunda-feira, 25, a Ação Global chega ao distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu).

Confira abaixo a programação do projeto:

30/10 – Humildes
06/11 - Maria Quitéria (São José)
27/11 – Jaguara
04/12 - Bonfim de Feira