Encontros terapêuticos empoderam mulheres que foram vítimas de violência
O Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), equipamento da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, oferece encontros terapêuticos semanais para mulheres assistidas pelo órgão. As atividades, que visam fortalecer o processo de rompimento do ciclo da violência, incluem arteterapia e oficinas manuais.
De acordo com a coordenadora do CRMQ, Ivone Nobre, os encontros proporcionam um espaço seguro para que as mulheres expressem seus sentimentos de medo, conquista e vitória. "Através da arteterapia e das oficinas manuais, elas se veem como sujeitos e se fortalecem para recomeçar e reconstruir suas vidas", explica.
Empoderamento e superação
As oficinas de arteterapia trabalham em grupo, promovendo o fortalecimento mútuo e a troca de experiências. "As mulheres se apoiam e se motivam umas às outras, o que é fundamental para o processo de superação da violência", ressalta Nobre.
O CRMQ oferece ainda diversos outros serviços para mulheres em situação de violência, como acompanhamento psicológico, jurídico e social, além de orientação profissional e encaminhamento para a rede de serviços especializados.