Igreja de Nossa Senhora dos Remédios - É o prédio mais antigo do município. Há referência histórica sobre ele desde o início do século XVIII (1707). Presume-se que tenha sido construído no fim do século XVII. No decorrer do tempo sofreu alterações. A sua torre é revestida de porcelana de Macau.

Igreja de Sant’Ana e São Domingos - A capela primitiva foi construída em 1732 e 1733. O prédio original não existe mais, pois passou nesses 280 anos por reformas e ampliações, melhoramentos que foram testemunhados. Em 1859, o imperador D. Pedro II a visitou na sua passagem pela cidade. Foi nomeada em 2002, pelo o papa João Paulo II, como Catedral Metropolitana de Feira de Santana.

Igreja de São José – Historicamente seria o mais antigo, pois a construção da sua primitiva capela, por João Peixoto Viegas, data de meados do século XVII. Porém, a capela primitiva foi destruída por índios e a que foi construída depois passou por várias transformações e ampliações. Fica no distrito de Maria Quitéria, ex-São José das Itapororocas.

Santa Casa de Misericórdia – Na praça Carlos Bahia, que é contígua à praça Padre Ovídio. Foi construído em 1850 para ser residência do coronel João Pedreira. Em 4 de abril de 1884 foi vendido por 25 contos de reis à Santa Casa de Misericórdia para ser instalado, por cerca de 70 anos, o Hospital Dom Pedro de Alcântara. Com a saída do hospital para a Kalilândia, o prédio foi transformado em quartel da Polícia Militar. Depois, funcionou como “Palácio do Menor”, da Associação de Proteção à Infância. Hoje, pertence ao Serviço Social do Comércio (Sesc) que vai restaurar o prédio.

Sociedade Filarmônica 25 de Março – Foi a primeira filarmônica fundada em Feira de Santana. O prédio foi inaugurado em 25 de março de 1868, na rua Conselheiro Franco. Está para ser restaurado.

Mercado de Arte Popular – Foi construído entre 1914 e 1915 para ser Mercado Municipal. Inaugurado pelo coronel Bernardino Bahia, intendente de então. O custo da obra foi de cerca de 100 contos de reis. Deve passar por outra restauração.

Coreto da Praça Bernardino Bahia – O primeiro instalado na cidade. Construído pelo intendente Bernardino Bahia e inaugurado em 1915.

Centro Universitário de Cultura e Arte – Funciona no prédio do Grupo Escolar José Joaquim Seabra, inaugurado em 12 de março de 1916. A partir de 1927, funcionou como Escola Normal. Depois, no final dos anos 60, passou a abrigar a Faculdade de Educação de Feira de Santana, precursora da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente, abriga o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) com o Museu Regional de Arte.

Coreto da Praça da Catedral – Construído pela Comissão da Festa de Santana e inaugurado em 1916.

Arquivo Público Municipal – Construção data de 1917 pelo intendente  Agostinho Fróes da Motta. Foi o primeiro prédio escolar construído na cidade. Como Escola João Florêncio funcionou bastante tempo. Depois de restauração, abriga o Arquivo Público Municipal.

Escola Maria Quitéria - Prédio construído em 1918 pelo coronel Agostinho Fróes da Motta, intendente de então. Houve uma modificação na fachada original, que dava para a rua 10 de Junho, para a praça General Argolo, atualmente praça Fróes da Motta.

Coreto da Praça Fróes da Motta - Foi construído em 1919, pelo intendente da época, coronel Agostinho Fróes da Motta.

Casarão Fróes da Motta - A vila, um palacete em estilo neo-clássico, foi residência do coronel Agostinho Fróes da Motta e depois, de seu filho Eduardo Fróes da Motta. Foi construído no final do século XIX. Sua primeira reforma data de 1923/1924. Fica na rua General Câmara esquina com a praça Fróes da Motta. Restaurado recentemente abriga a Fundação Senhor dos Passos.

Paço Municipal Maria Quitéria - Teve construção iniciada em 1922  pelo intendente de então coronel Bernardino Bahia. Foi concluído e inaugurado em 1926 pelo intendente Arnold Ferreira da Silva. Custou cerca de 400 contos de reis. No início, funcionava ao mesmo tempo a Intendência e o Conselho (mais tarde a Prefeitura e a Câmara), além do Fórum, Biblioteca, Posto de Higiene e demais órgãos administrativos municipais. Foi restaurado em 2007.

Igreja Senhor dos PassosSua capela primitiva data de 1850. Foi construída ppor Felipe Pedreira de Cerqueira para culto doméstico de sua família com a permissão do Arcebispado da Bahia. Quando o casal imperial Dom Pedro e D. Tereza Cristina esteve em Feira de Santana fez-lhe uma visita. Mais tarde ela passou a pertencer à Paróquia de Sant’Ana. Em 1921, sob a administração do coronel Francisco de Macedo, foi iniciada a construção do novo templo, o atual, cuja inauguração se deu em 1936, sem as torres que foram construídas e inauguradas depois. Em estilo neo-gótico. No interior em escariole e na parte externa uma mistura de vidro e cimen to o que dá a ela um brilho único. Com reformas, esse revestimento foi retirado.

Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira - Construído em 1942 pelo prefeito Heráclito Dias de Carvalho para sediar os Currais Modelo. Em 1967, passou a abrigar o Museu Regional. Atualmente, Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira.