Micareta

A Micareta de Feira de Santana é o primeiro Carnaval fora de época da história. Criada em 1937, a Micareta se tornou uma das maiores manifestações populares da cidade. Atualmente, é realizada entre quinta-feira e domingo, no mês de abril, com atrações nacionais, estaduais e locais.

São João de São José

Atrações nacionais, estaduais e locais se reúnem durante três dias de festa no distrito de Maria Quitéria, antigo São José das Itapororocas.


São Pedro de Humilde
s

Considerado o melhor da região e um dos mais animados do Estado, o São Pedro de Humildes celebra o encerramento dos festejos juninos.

Expofeira

A Exposição Agropecuária de Feira de Santana é realizada desde 1965, sempre no mês de setembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva. Reúne a força da terra em um só lugar. Exposições de animais e máquinas agrícolas, leilões, feira de agronegócios, shows. É a cultura regional valorizada através de projetos, manifestações populares, artesanato, música e comércio, mostrando que o Sertão é um celeiro cultural abundante em elementos que mostram a beleza e a riqueza da região. 

Festival de Sanfoneiros

Realizado em junho pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), valoriza a tradição do sanfoneiro dentro da cultura nordestina.

Festa do Vaqueiro

O evento é a expressão viva da cultura do vaqueiro do sertão. Existente há 24 anos, a festa mostra a tradição, a memória e a vida dos vaqueiros. É realizada no distrito de Jaguara.

Festa de Reis

A festa mistura cultura e tradição, uma das mais participativas da zona rural da cidade, acontece no domingo depois de 5 de janeiro (Dia de Reis). Um dos pontos altos da festa é apresentação do Reisado de São Vicente, considerado há décadas um  dos mais importantes, em termos culturais do município. É realizada no distrito de Tiquaruçu.

Bando Anunciador da Festa de Santana

Uma das mais importantes manifestações culturais populares da cidade. Foi resgatada em 2007 pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e relembra a manifestação que anunciava o início dos festejos da padroeira do lugar, Senhora Sant’Ana. Percorre as ruas principais do centro da cidade.