O desenvolvimento pujante da cidade trouxe também avanços na área educacional. Sede de uma das universidades estaduais mais conceituadas do Estado, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a cidade conta com outras instituições de ensino privado ou não, como Eneb, FAN, FAT, FTC, UFRB, Unef, Uniderp, Unifacs, Unisa, Unopar. Sedia também um centro de educação tecnológica, a Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb).

Museu Parque do Saber

Esse equipamento municipal instalado em Feira de Santana, inaugurado em 15 de dezembro de 2008, no bairro São João, conta com o Planetário ZKP4 Quinto que é o primeiro na América do Sul e um dos sete existentes no mundo.O Planetário tem recurso pedagógico de alto rendimento. Coloca Feira de Santana sem fronteiras, em privilegiada posição no contexto da ciência, tecnologia e lazer, proporcionando um verdadeiro passeio pelo universo do conhecimento.  Foi concebido de acordo com projeto arquitetônico pós-moderno. Assim, um equipamento sem parâmetro de comparação.
 
Observatório Astronômico Antares

Fundado em 25 de setembro de 1971, constitui-se em um grande centro de pesquisas no campo das ciências astronômicas. É mantido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no Jardim Cruzeiro.

Museu Casa do Sertão

O Museu Casa do Sertão é um dos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento da política cultura da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e tem uma atuação marcante no fomento e difusão da cultura regional, além de promover o resgate, preservação e valorização da cultura popular. No espaço funciona o Centro de Estudos Feirenses.