Vencedora do primeiro Festival Vozes da Terra busca segunda conquista

16/1/2019, 15:11h | Foto: Letícia Daltro

Interpretando a música “O bêbado e o equilibrista”, de Elis Regina, Railda de Melo Batista foi vencedora do Festival de Intérpretes, primeiro consurso musical promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, e que antecedeu o Festival Vozes da Terra. Na época, a vitória representou um divisor de águas na vida da cantora, que além de ter seu talento reconhecido pôde aproveitar o prêmio para superar as dificuldades financeiras que vivia na época.

Em 2019, Railda será uma das candidatas finalistas da 16ª edição do Festival Metropolitano Vozes da Terra, que acontecerá no dia 30 de março, no Centro de Cultura Maestro Miro. Aos 53 anos ela mantém vivo o sonho da carreira na música.  Diz que a inspiração vem de casa. "Minha mãe tem uma das vozes mais lindas que conheço".

Railda relata que na época que disputou o primeiro Festival não possuia itens básicos em casa, como televisão, geladeira, e nem mesmo um armário para que pudesse guardar alimentos. Ela relembra que seu falecido filho, na época com três anos de idade, pedia uma televisão. “Eu disse pra meu filho que não tínhamos a tv, mas que a mamãe iria ganhar o festival e comprar uma televisão. E comprei essa televisão. Na época, lá em casa estava em uma situação tão precária que o meu fogão só funcionava uma boca, e não tínhamos quase nada”, lembra Railda.

Campeã do Festival, Railda conseguiu comprar sua TV e geladeira de segunda mão, e ainda abastecer sua despensa com dois carrinhos de supermercado com coisas que sempre teve vontade de comer e nunca teve condição de comprar. “E o festival chegou em uma boa hora. Eu disse, meu Deus, eu vou participar desse festival e eu vou ganhar! E eu fui com toda fé, com muita garra. Na hora que fui chamada, eu entrei lá no palco cantando, soltei a voz com fé, muita vontade e cantei”, conta.

Nos últimos anos Railda resolveu trabalhar de carteira assinada por um período para que pudesse suprir as necessidades da sua casa. Mas agora resolveu apostar na música mais uma vez. Desta vez Railda disputará o festival que agora tem novo formato. Ela afirma não ser limitação nenhuma para vencer mais uma vez e disse estar bastante confiante para movimentar toda a sua torcida na votação pela internet.

Sorteada para ser a sexta candidata a se apresentar no festival, Railda comemorou a coincidência: “Serei a sexta a me apresentar, assim como fui no primeiro festival em que participei e venci”, ressalta.

A próxima etapa para os candidatos da 16ª edição do Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra será a reunião em estúdio para elaboração de arranjos e ensaios com as músicas que serão apresentada na grande final e gravada em CD.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Egberto Costa, promove o Festival de Música Vozes e o Festival Gospel - este na 10ª edição. São os dois maiores eventos do gênero no interior da Bahia, e têm o objetivo de dar oportunidade de crescimento e visibilidade para músicos locais.