Vacinação contra a gripe segue até esta sexta

30/5/2019, 16:36h | Foto: Raylle Ketlly

Um total de 22.366 crianças precisam ser vacinadas contra a gripe até esta sexta-feira, 31, em Feira de Santana. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, convoca pais ou responsáveis a levarem as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) para receber a dose.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia Oliveira, a vacina é uma forma de prevenir complicações relacionadas a gripe que provocam um aumento na procura pelos pronto-atendimentos da cidade. “Os pais ou responsáveis podem evitar esse tipo de situação levando a criança para vacinar”, afirma.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza iniciada no dia 10 de abril promove a imunização anual contra a gripe de forma gratuita através das 105 unidades de saúde em Feira de Santana.

Este ano o objetivo da campanha é imunizar 227 mil pessoas que se enquadram no grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde. Até o momento, o município já realizou a vacinação de 83.812 pessoas.

Tem direito a vacina: Gestantes, mulheres em período pós parto até 45 dias, pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos, profissionais de saúde, professores de escola pública e privada, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que cumprem medidas socioeducativas, população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional. Este ano o Ministério da Saúde incluiu profissionais da força de segurança e salvamento.

Para receber a dose, o cidadão deve se dirigir a unidade de saúde mais próxima com o documento de identidade oficial, cartão SUS e caderneta de vacinação.

O Governo do prefeito Colbert Martins Filho tem traçado estratégias para que as unidades de saúde se mantenham abastecidas.