Tratamento a laser beneficia mulheres após cirurgia de câncer

15/10/2021, 10:40 | Foto: Divulgação
Terapia contribui para a melhoria da saúde dos pacientes

Foi pensando nos benefícios do tratamento a laser (laserterapia) que a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, realiza a partir desta sexta-feira, 15, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltês (CMPC), o atendimento com especialista. O tratamento será disponível para mulheres que já tiveram câncer de mama ou estão em tratamento.

De acordo com a diretora presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, a laserterapia é um tratamento não invasivo realizado através de aparelho que irradia uma luz terapêutica.

“É um tratamento inovador. Em Feira de Santana, somos a única unidade pública que dispõe deste serviço”, afirmou.

Gilberte Lucas ressalta que a Fundação Hospitalar já oferece, no ambulatório do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), alguns outros serviços considerados de ponta, como a fisioterapia pélvica [trata de inúmeras disfunções do assoalho pélvico] e a fotobiomodulação (laser de baixa intensidade) destinado para o tratamento de fissura vaginal, hemorroidas, fissura anal e complicações da amamentação.

“A laserterapia vem agregar às especialidades já oferecidas no ambulatório do Hospital da Mulher, ajudando a melhorar a autoestima das mulheres que já enfrentam inúmeras dificuldades provenientes do tratamento de câncer”, acrescentou.

Segundo a especialista no tratamento a laser, Anne Caroline Portugal, a laserterapia é indolor. “Essa terapia contribui na melhoria da saúde dos pacientes, tendo comprovação científica para atuar na prevenção e tratamento dos riscos de descontinuidade do ciclo quimioterápico, reduzindo as altas taxas de internações e mortalidade. Além de proporcionar a qualidade de vida, controla a dor oncológica por ser um tratamento não farmacológico”, explica.

A técnica pode ser aplicada de duas formas: sistêmica -  posiciona-se uma pulseira em uma artéria onde a luz penetra a corrente sanguínea levando energia para a célula se regenerar, gerando o benefício - ou local – neste caso, o resultado é mais direcionado a lesão. Sendo alcançado o objetivo do tratamento.  

A especialista acrescenta que, em alguns casos, há contraindicações nesse tipo de tratamento. Para fazê-lo é preciso avaliação e indicação médica, determinando o tratamento adequado.

 


  •