Teste de hepatites mostra resultado em 15 minutos

28/7/2015, 11:48h | Foto: JorgeMagalhes

Basta uma gota de sangue e pouco menos de 15 minutos para obter o diagnstico das hepatites B e C. O teste rpido foi disponibilizado pelo Programa Municipal de DST/HIV aids e Hepatites Virais, na manh desta tera-feira, 28, quando comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
A hepatite a inflamao do fgado e pode ser causada atravs do sexo desprotegido, da me para o filho durante a gravidez e no parto, na amamentao, e ao compartilhar seringas, agulhas, lminas de barbear, alicates ou outros objetos cortantes sem a devida esterilizao.
De acordo com a enfermeira Maridalva Bastos, esse o dia de chamar a ateno da populao para a importncia em descobrir a doena o quanto antes. As hepatites virais so doenas silenciosas e nem sempre apresentam sintomas.
"Quanto mais rpido o vrus for descoberto, mais cedo o paciente ter acesso ao tratamento e com maiores chances de obter a cura", disse.
Segundo a enfermeira, a hepatite do tipo B acomete mais as pessoas e est associada ao sexo desprotegido. "Da ser considerada uma DST (Doena Sexualmente Transmissvel), acrescenta. J a hepatite C transmitida atravs do contato com o sangue da pessoa portadora do vrus.
A recomendao no compartilhar materiais cortantes, como tesouras, lixas, alicates, inclusive esmaltes. "A hepatite uma doena que no escolhe idade e nem sexo", salienta. Outras formas de transmisso esto relacionadas com as condies de saneamento bsico, de higiene pessoal e dos alimentos.
Conforme a enfermeira, as pessoas com testes positivos foram submetidas a uma nova coleta de sangue para ser feito o exame especfico - sorologia. Esse sangue encaminhado para o Lacen (Laboratrio Central do Estado).
Maridalva Bastos afirma ainda que toda gestante deve realizar o exame de laboratrio para identificar se portadora do vrus. "Caso sendo, o recm nascido deve receber nas primeiras 24h de vida, de preferncia antes da primeira amamentao, a aplicao da imunoglobulina hiperimune, que evitar a transmisso vertical do vrus".
No Dia de Luta Contra as Hepatites Virais, o Programa Municipal tambm disponibilizou vacinas contra hepatite B, foram realizados aconselhamento e palestras, testes de glicemia, alm da distribuio de preservativos e aferio da presso arterial.
O Programa Municipal est instalado na rua Baro do Rio Branco, 1.054, Centro. Nele atuam hepatologista, enfermeiro, assistente social, nutricionista, psiclogo e farmacutico. Todo o atendimento gratuito e os pacientes ainda recebem medicamentos.