SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Secretaria de Meio Ambiente georreferencia nascentes no So Joo do Cazumb

11/2/2019, 16:1h

As nascentes do município de Feira de Santana estão sendo catalogadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), através do Departamento de Educação Ambiental. Neste sentido, técnicos da Semmam estiveram, na tarde desta sexta-feira, 8, no bairro São João do Cazumbá para identifica-las e observar o estado de conservação.

O trabalho de georreferenciamento é com vistas a produzir um banco de dados e um mapa digitalizado dos recursos hídricos, que será disponibilizado para pesquisadores, professores e estudantes. As informações são do chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias.

Durante a visita foi identificado o nome das nascentes, suas características – perene ou intermitente – observada a necessidade de recuperação e se estão em área particular, além do registro fotográfico e coletadas as amostras para analise da água, através de estudo físico- químico e bacteriológico. O trabalho foi acompanhado pela professora da UFBR (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Hilda Talma e estudantes da instituição.

Além do São João do Cazumbá já foram visitadas as nascentes Buraco Doce, das Pombas e da Fonte do Lili, localizadas no bairro Queimadinha; a nascente Manoel Matias, no Tanque da Nação; a nascente da Tereza, no Barro Vermelho, além da Fonte dos Milagres, na Gabriela, e as nascentes da Lagoa do Geladinho.

O mapeamento das nascentes também contempla a zona rural. No Rio Aguiadas, em Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), o georreferenciamento já foi concluído. Já os estudos da Bacia Hidrográfica do Paraguaçu seguem em andamento. Nesta semana estão previstas as visitas aos distritos de Jaguara e João Durval Carneiro.



  •