Prefeitura recolhe caçambas de lixo guardado em casas de acumuladores

10/3/2021, 10:37 | Foto: Roberlan Almeida
Morador tem obsessão por acumular objetos velhos

Foram necessárias duas caçambas para recolher materiais que eram acumulados em dois imóveis no bairro Santa Mônica. A ação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) ocorreu mediante denúncia de moradores.

Assistentes sociais do órgão municipal constaram que os imóveis estavam fechados e serviam como depósito para guardar tralhas e lixo. Colchão velho, papelão, plásticos, vaso sanitário, sapatos e roupas. No local tinha de tudo.

“As casas encontravam-se com acúmulo de inservíveis e lixo, o que gerava um grande incômodo para vizinhos. Por estarem fechados – um deles foi abandonado por uma usuária de drogas - os imóveis poderiam contribuir também para atrair pessoas mal intencionadas”, afirmou a assistente social, Joseane Ferreira.

Após a ação da secretaria, nesta terça-feira, 9, parentes que residem próximos se comprometeram em manter os imóveis limpos – um deles será instalado um portão.

Síndrome de Diógenes

Conforme Joseane, o serviço de assistência social atua em situações nas quais a pessoa tem obsessão por guardar objetos e dificuldade de descartá-los. É o chamado acumulador compulsivo – Síndrome de Diógenes.

Nesses casos, além de realizar a limpeza do local, o acumulador é encaminhado para o serviço social. Não é aplicada multa porque trata-se de doença. “É um trabalho conjunto”, diz.

Neste ano, a equipe já esteve em oito casas e estão previstas mais cinco para serem visitadas.