Poda de árvores é rotina em Feira

7/12/2021, 8:52 | Foto: Wevilly Monteiro
Entre janeiro e agosto foram executados 2.621 serviços

Feira de Santana possui 65 mil árvores, o que representa 50 por cento da área do município. Os dados são de um levantamento botânico feito em 2017. Além de melhorar a qualidade e umidade do ar, embelezam, reduzem a poluição sonora - por diminuir o impacto do som - e entre outros benefícios. Apesar disso, se plantadas em locais inadequados podem trazer riscos. 

Nestes casos, a manutenção é necessária para garantir a segurança, serviço que tem sido feito constantemente pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp). Entre janeiro e agosto, o órgão realizou 2.621 podas – sendo 482 rebaixamentos – e removeu 144 árvores por risco de acidente

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Falcão, reforça que esse é um trabalho preventivo. “Existem situações em que a árvore é plantada em local irregular e cresce próximo a casas, postes de iluminação. Quando começa a apresentar riscos para a sociedade, fazemos a remoção”, explica.

Ainda de acordo com o diretor, é preciso que haja harmonia entre a natureza e o avanço das construções, entre outros recursos necessários para a vida humana. Para isso, o plantio planejado é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), em parceria com a Sesp, por meio do projeto ”Princesa Mais Verde”, que propõe um amplo projeto de arborização para o município de forma a evitar tais riscos.

“Foram definidas 19 espécies a serem plantadas, que são adequadas para cada tipo de área. Só com essa harmonia poderemos ter uma boa qualidade de vida, mantendo árvores que são essenciais para todos nós”, afirma João Falcão. 

Ouça aqui o podcast.



  •