Pacientes que apresentarem sintoma da Covid-19 terão saturação do sangue testada

26/6/2020, 7:6h | Fotos: Jorge Magalhães

Todos os pacientes que procurarem unidades de saúde de Feira de Santana com sintomas da Covid-19 terão o nível da saturação no sangue analisada. Quem apresentar baixo nível, obrigatoriamente será submetido à gasometria. O teste vai agilizar as intervenções no tratamento da doença.

A medição do oxigênio no sangue, que é a saturação, será medida já na admissão. A gasometria mede os níveis de oxigênio e gás carbônico numa artéria. A medição da saturação, diz a infectologista Melissa Falcão, que coordenadora o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, tem por objetivo definir a estratificação de risco do paciente e, consequentemente, agilizar o atendimento.

A nova dinâmica no protocolo de manejo clínico aos pacientes com Covid-19 no município deu-se devido a observação que pacientes chegam às unidades de saúde com a doença em estado avançado. “Isto nos tem preocupado muito. Tanto por idas e vindas aos centros de saúde ou permanecendo nas suas casas para não se expor nas emergências acabam chegando num estágio da doença que fica mais difícil fazer o tratamento eficaz”, afirmou a infectologista.

O exame, diz, pode evitar que seja liberado, nos serviços municipais, o paciente que precisa de suporte de oxigênio ou internamento. “Visa oferecer tratamento mais eficaz para que paciente não chegue com deficiência respiratória”.

O prefeito Colbert Filho disse que o tempo de realização deste exame vai ser reduzido. “Se os níveis estiverem baixos, temos que tomar medidas mais urgentes. Vamos unir rapidez com eficiência nas unidades de saúde”.

A falta de ar é um dos sintomas clássicos de alerta desta doença, após o inicio de outros sintomas, como a tosse. O exame foi inserido no protocolo de atendimento na rede de saúde de Feira de Santana.