Oitenta e uma pessoas em situação de rua fazem exame para diagnóstico da Covid-19

26/10/2020, 17:48h | Foto: Darlene Santos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Consultório na Rua, concluiu o mutirão de exames RT-PCR de diagnóstico da Covid-19 para pessoas em situação de rua na sexta-feira, 23. Oitenta e uma pessoas foram examinadas em cinco dias.

Os exames foram  realizados em diferentes pontos da cidade. A equipe de enfermagem, que já conhece a maioria das pessoas em situação de rua, não enfrentou dificuldades para examiná-las.

Todos responderam a ficha de notificação para apurar se apresentam os sintomas da doença, além de receber orientações sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação e propagação do vírus.

A enfermeira Darlene Santos afirmou que desde o início da pandemia, o programa Consultório na Rua vem realizando testes rápidos com o objetivo identificar pacientes que possam estar contaminados e fazer um bloqueio do contágio do vírus.

CONSULTÓRIO NA RUA

O programa Consultório na Rua é um serviço da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e é vinculado à Atenção Primária à Saúde.

A equipe é composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social e psicólogo, que realizam atendimentos a  pessoas em situação de rua, realizando a busca ativa e atendimento itinerante.

A equipe multiprofissional atua em parceria com os profissionais do Serviço de Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.