Novos mototaxistas recebem alvarás de licenciamento neste sábado, 18

17/9/2021, 17:10 | Foto: Jorge Magalhães
A entrega ocorre durante ato comemorativo pelos 188 anos de Feira

Os novos mototaxistas credenciados à Prefeitura de Feira de Santana recebem, neste sábado, 18, às 8h30, os alvarás de licenciamento para operar no STIAC (Sistema de Transporte Individual Alternativo e Complementar) com uso de motocicleta. A entrega ocorre durante ato comemorativo pelos 188 anos de Feira de Santana, no Boulervard Shopping.

Os 161 novos mototaxistas vão operar, inicialmente, em 15 pontos rotativos distribuídos no município. A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fiscalizará de forma itinerante para garantir a operação exclusiva aos credenciados.

Uma novidade implantada, como meio de garantir a autenticidade do autorizatário da vaga, é um QR Code impresso no alvará. Nele, o usuário terá acesso aos dados do mototaxista apenas apontando para o código digital a câmera de um smartphone. A tecnologia também vai permitir que a fiscalização da SMTT confira as informações legais.

“Essa é uma maneira de garantir a comprovação do documento e a autenticidade de que o mototaxista participou do certame”, afirma o secretário de Transportes, Saulo Figueiredo.

Tarifação

A tarifa será calculada pelo aplicativo Pop Táxi ou, na ausência deste, por meio de um motocímetro. O valor da bandeirada será R$ 4,80 e R$ 0,90 por quilômetro rodado.

O mototaxista poderá ainda conceder desconto promocional ao cliente no fechamento da corrida.

Pop Táxi

O app Pop Táxi pode ser baixado gratuitamente e está disponível para os principais aparelhos do mercado. Nele, o usuário solicita os serviços de mototáxi acessando o app de um Android ou iPhone.

Confira abaixo os locais e a quantidade de vagas por ponto: