No Dia da Árvore, Prefeitura anuncia plantio de mais de mil mudas

21/9/2021, 11:57 | Foto: ACM
Canteiro da avenida Noide Cerqueira ganhou dez mudas de árvores nesta segunda-feira, 21

“Feira de Santana vai ganhar 1.200 árvores”. O anúncio é do prefeito Colbert Martins Filho, na manhã desta segunda-feira (21), durante plantio de mudas no canteiro da avenida Noide Cerqueira – em comemoração ao Dia da Árvore. No ato ocorreu o plantio de dez mudas das espécies Jacarandá e Felicius.

“A gestão municipal respeita, preserva e prioriza o meio ambiente. Árvore purifica o ar, evita poluição e é vida”, destacou o prefeito Colbert Filho, que realizou também o plantio de mais duas mudas na Escola Municipal Comendador Jonathas Teles de Carvalho, no bairro Conceição II. 

A programação em comemoração ao Dia da Árvore é coordenada pelo departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) e pelo departamento de Áreas Verdes, da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). 

O cronograma se estende durante a semana, com plantio de mudas na quarta-feira (22), na Lagoa de Berreca; na quinta-feira (23), na Lagoa Grande; e sexta-feira (24), na Lagoa da Pedreira. Todos os eventos às 9h, com plantio de mudas específicas de matas ripárias, como: aroeira, ingá, gameleira e Jenipapo. 

“Ao longo dos próximos meses seguiremos plantando. O município tem a necessidade de melhorar a umidade do ar, como também diminuir a temperatura. Essa é a melhor estratégia”, afirma o chefe do departamento de Educação Ambiental, João Dias.

Ele ainda chamou a atenção para o aumento das solicitações de retirada de árvores e redução das solicitações de plantio. Segundo dados do Meio Ambiente, entre 2019 e 2020 foram solicitadas 322 retiradas de árvore, enquanto, neste mesmo período, houve apenas 22 solicitações de plantio.

Iniciativas para incentivar o plantio de árvores estão sendo promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente. O projeto “A princesa quer respirar” segue, desde agosto, distribuindo mudas de árvores frutíferas para serem plantadas em quintais, escolas e áreas verdes dos passeios – com plantio de árvores de menor porte. Brasília é o primeiro bairro contemplado. 

“A expectativa é arborizar a cidade, trazendo diversos benefícios aos cidadãos”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, José Carneiro Rocha.

Ouça aqui o podcast do secretário de Meio Ambiente.

Ouça aqui o podcast do prefeito Colbert Martins.



  •