Moradores do Minha Casa receberão treinamento para combater incêndio

20/3/2021, 11:22 | Foto: Izinaldo Barreto
O projeto é da Secretaria de Habitação

Moradores dos condomínios residenciais do Minha Casa, Minha Vida receberão treinamento para combater incêndios. O projeto da Secretaria Municipal de Habitação está pronto e será colocado em prática assim que reduzirem os casos da Covid-19, no município. 

O Treinamento de Brigada de Incêndio surgiu devido às ocorrências registradas nesses empreendimentos. A mais recente, em 2020, quando um incêndio atingiu dois apartamentos do Condomínio Residencial Bela Vista I. Não houve feridos. 

Já em 2018, quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas no Residencial Iguatemi I. "Constatamos a necessidade de treinar os moradores para não serem pegos de surpresa em casos semelhantes que possam ocorrer", afirma a secretária de Habitação, Cintia Machado. 

Muitos moradores não compreendem a necessidade de manter os extintores em plena condição de funcionamento, inclusive com a delimitação do perímetro de segurança para eventual uso. Também já foram identificados o furto de extintores e a utilização de saídas de emergência como estacionamento de motos e bicicletas.

“Convivendo e andando por esses locais, verificamos que na maioria das casas há grades de proteção e, em uma situação de pânico, as pessoas podem ficar presas e não saberem o que fazer”, se preocupa Cintia Machado.

Treinamento 

O treinamento será realizado por Bombeiros Civis com o apoio de técnicos da Secretaria de Habitação e do Núcleo Social do Programa Minha Casa, Minha Vida. Os moradores aprenderão a forma correta de utilizar o extintor de incêndio, além da formação de brigadas de incêndio em cada residencial e curso de primeiros socorros. 

“Compreendemos o momento delicado que estamos passando e, assim que possível, colocaremos em prática esse treinamento. Queremos promover a sensibilização, inspeção e capacitação de moradores, tornando a vida nos residenciais mais segura”, finaliza Cíntia.

Ouça aqui o podcast. 



  •