Mais mobilidade e beleza com ruas compartilhadas no centro

5/2/2021, 15:58h | Foto: Jorge Magalhães
Vias compartilhadas propõem resgate da função pública das vias

Diversas vias do Centro de Feira de Santana estão sendo transformadas em modernas ruas compartilhadas ou ‘ruas de pedestre’. O novo conceito de planejamento urbano, conhecido também como ‘piso compartilhado’, estabelece a compreensão da rua como um espaço público e não como mero lugar de passagem.

As vias, após serem revitalizadas, asseguram mobilidade ativa com a circulação integrada de pessoas, automóveis e bicicletas se adaptando ao ritmo de quem transita a pé.

Ao retirar as demarcações, desníveis e faixas, os pedestres ficam mais atentos e os veículos, obrigatoriamente, trafegarão com velocidade mais baixa, reduzindo o número de acidentes.

O diretor de Planejamento Urbano da Seplan (Secretaria de Planejamento), Wagner Souza, explica que as ruas compartilhadas do Projeto Novo Centro possuirão uma única superfície [sem desnível entre rua e calçada] e piso tátil, favorecendo a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Nesta primeira etapa, o pacote de intervenções da Prefeitura de Feira contempla as ruas Sales Barbosa, Capitão França, Libânio de Moraes, Vitorino Gouveia, Pedro Francelino, Leonardo Borges - no trecho entre a Marechal Deodoro e a avenida Senhor dos Passos - Remédios Monteiro, rua 10 de Junho, General Pedra, General Osório, Coronel João Mendes e a travessa Sales Barbosa.

“O intuito é devolver os espaços públicos ao cidadão, eliminando a segregação entre carros e pedestres”, explica Wagner, ressaltando que o cidadão ganhará uma área central do município mais agradável e organizada.

No cronograma de obras da segunda etapa, o novo conceito de vias partilhadas contemplará a 18 de setembro, 24 de maio, Artur Cordeiro, Intendente Freire e Leonardo Borges, no trecho entre a Marechal e a 7 de setembro que também será revitalizada.