Mais de 2.640 árvores foram plantadas pelo Departamento de Áreas Verdes da SESP

30/12/2019, 10:49h |

O Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Feira de Santana (SESP) atendeu, no período de 1° janeiro a  20 de dezembro de 2019, 469 espaços, entre avenidas, praças, parques, residenciais, áreas especiais e portais. Segundo o secretário da pasta, Justiniano França, vários projetos, programas e serviços de manutenção foram executados a fim de proteger o meio ambiente e garantir mais saúde e qualidade de vida para todos.

De acordo com o relatório das atividades de 2019 desenvolvidas pelo Departamento de Áreas Verdes, foram revitalizados os parques Frei José Monteiro Sobrinho, Erivaldo Cerqueira e Parque Linear, além de mais 35 espaços. “Seis espaços também foram renovados e  implantadas oito áreas verdes para espaço de convivência”, salientou.

Justiniano informou que o Departamento de Áreas Verdes recebeu um total de 1.554 solicitações, sendo que 938 foram atendidas e 616 se encontram pendentes, com relação a pedidos incompatíveis, projetos, ajardinamentos e reformas.

Serviços executados

Também em Feira de Santana, segundo o secretário da SESP, 2.643 árvores foram plantadas pela Prefeitura Municipal, que também realizou 8.936 podas de manutenção, sendo 4.343 por meio do Departamento de Áreas Verdes e 4.593 via empresa terceirizada.

Os números apresentados pela Sesp destacam o compromisso do governo do prefeito Colbert Martins Filho com a preservação do Meio Ambiente e a construção de uma cidade mais arborizada, criando um clima mais agradável aos feirenses.

No tocante  a podas ornamentais, Justiniano França disse que foram feitas 11.600, sendo 11.250 por meio do Departamento e 350 através de empresa terceirizada.

Também, conforme ele, uma área de 602 mil metros quadrados foi atendida com plantio de grama Esmeralda. Já a área de grama cortada foi de 4.288 metros quadrados. “Os serviços de capina e limpeza seletiva atingiram uma metragem de 870 mil metros quadrados”, completou.

O secretário ressaltou ainda  que a coleta de produção de podas atingiu 1.780.000,00 quilos e a coleta de produção de limpeza de áreas verdes 5.500.000,00 quilos, totalizando 7.280.000,00 quilos.

“Foi realizado também o controle de formigas em 438 olheiros e o controle de erva de passarinho em 326 focos. A SESP implantou ainda oito parques infantis, montou seis kits ginástica, 20 mesas com banco conjugado em madeira, 62 mesas com banco de concreto e 27 bancos de concreto”, pontuou.

Justiniano França disse que, atualmente, o Departamento de Áreas Verdes conta com nove projetos e cinco programas com funções ecológicas, estéticas e de lazer. “Além destes, foram elaborados, em 2019, mais 27 projetos de praças públicas”, destacou.

Eventos

Ele informou ainda que 170 eventos realizados em espaços públicos foram cobertos pelo Departamento com serviços de poda e limpeza. Em 2019, no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, foram agendados 29 eventos. O espaço recebeu 46,3 mil visitantes. Já o Parque Municipal Erivaldo Cerqueira foi visitado por 137 mil pessoas e teve 77 agendamentos de eventos”.