Idosos em vulnerabilidade social são vacinados contra a Covid

10/2/2021, 15:52h | Foto: Thiago Paixão
Foram vacinadas 16 pessoas acolhidas em centro de recuperação

Hermez Martins Ferreira, 67 anos, vivia nas ruas até ser acolhido por um centro de recuperação, no povoado Terra Dura, em Humildes. Ele e mais 15 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid, na manhã desta quarta-feira, 10.

O grupo tem prioridade no Plano de Imunização, uma vez que são idosos institucionalizados em situação de vulnerabilidade social. A vacina foi aplicada pela equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ao receber a dose, Hermez não escondeu a emoção. “Estava esperando por isso, momento de alegria para mim. Estou firme e forte”, disse emocionado.

Pessoas em situação de rua são prioridade devido a maior exposição para serem infectados e com isso podem ter complicações de saúde que levam a óbitos.

O Consultório na Rua tem oferecido testes rápidos para identificar quem possa estar contaminado pela doença e fazer o bloqueio do contágio do vírus.

Os dezesseis idosos vacinados moravam nas ruas e foram encaminhados para o Centro de Recuperação Projeto IDE (Igreja Determinada em Evangelizar).

A instituição acolhe 120 pessoas, entre jovens, idosos e deficientes, e até o momento, não registrou contaminação por Covid. “Eu me senti abraçado em ver meus idosos serem vacinados”, disse o fundador do projeto, João Tavares.