Feira vai se tornar cidade inteligente com nova iluminação em LED

22/2/2021, 17:35h | Foto: ACM
Ordem de serviço foi assinada pelo prefeito

Está autorizada a implantação do moderno sistema de iluminação em LED, no município. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Colbert Filho, nesta segunda-feira, 22, no Paço Municipal Maria Quitéria.

Deverão ser instaladas 60.500 luminárias em Led, contemplando a sede e os distritos. Feira será a primeira cidade baiana totalmente coberta por esta tecnologia. Segundo o prefeito, a prioridade serão as principais avenidas e bairros com maior vulnerabilidade social visando a redução dos efeitos da violência.

A Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo Municipal e o Consórcio Conecta Feira prevê a implantação de todo o projeto em até dois anos. A empresa terá concessão de treze anos, e o contrato foi firmado em R$ 122.584.800.

Além de mais segurança, cada ponto instalado será equipado com um chip que transforma o município numa Smart City, ou seja, moderna e com a população conectada através da internet.

O contrato prevê manutenção preventiva, que se antecipa antes que a luminária se apague, e preditiva, que substitui os componentes antes do final da sua vida útil. A economia de energia com a troca das luminárias será de 50% em relação aos custos atuais.

O presidente do Consórcio, Carlos Sanches, afirmou que, "se não ocorrer contratempos, a implantação de todo o sistema poderá ser concluída em até 12 meses".

Além do vice-prefeito Fernando de Fabinho, participaram do ato o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Torres, o líder do Governo Municipal na Casa Legislativa, Luís Augusto (Lulinha), e secretários.