FUNDAO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAO, TELECOMUNICAO E CULTURA EGBERTO TAVARES COSTA

FTC e parceiros realizam oficinas no campus

19/10/2019, 22:2h | Foto:Cau Preto

Bananas usadas como teclas, o mundo da robótica, vidas microscópicas. Algumas oficinas aconteceram na FTC, para que estudantes e visitantes se entreteceram, enquanto os participantes do Hackathon da Nasa pensavam e alinhavam suas ideias na busca da solução do problema.

Uma das oficinas apresentou a combinação nada imaginada entre tecnologia, banana e música, com o uso de um aparelho de nome estranho: arduíno. Em linhas gerais, o aparelho é uma placa composta por um microcontrolador que pode ser conectada a um computador e programada com usando apenas um cabo USB.

Sensores que ligam o equipamento à fruta se encarregam de transformar a banana numa tecla. Ao tocá-la emite-se o som de uma nota musical. “Esta é uma revolução neste setor, porque a criança controla e garante funcionalidade”, disse a estudante de engenharia da computação Ariana Pereira, da UEFS.

Em outra oficina, o professor Alano Durães usou microscópio para mostrar as formas de vida que apenas são vista com o uso de lentes potentes. “O que se busca é incentivar as pessoas para que tenha contato com o mundo microscópico e que conheçam esta forma de vida”.



  •