Dia do Brincar 2019 será lançado nesta sexta-feira, 3

30/4/2019, 8:48h | Foto: Divulgação

O Dia B – Dia do Brincar 2019, cujo tema neste ano é “O Brincar que abraça a diferença”, será lançado sexta-feira, 3, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, das 14h às 17h. O tema foi definido a partir das discussões sobre a inclusão desde a infância. A mobilização tradicional do Dia B, que chega à sua quarta edição, será realizada no dia 28 de maio.

O evento de lançamento contará com a palestra da professora Kelly Campos Rossinholi, que irá abordar a temática geral do evento. Kelly é docente da Rede Municipal de Educação e atua na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Maria José Dantas Carneiro, bairro Caseb. Num segundo momento, as gestoras e coordenadoras pedagógicas receberão as orientações para o dia da mobilização.

O Dia do Brincar visa proporcionar ao público envolvido um momento de liberdade para brincar; em que se possam expressar vontades e desejos e vivenciar a integração da cultura de sua época com a de outras através de brincadeiras individuais, coletivas, cantadas e muitas outras.

“Este é um dia para chamar a atenção para a importância da brincadeira como fator pedagógico para o desenvolvimento. Não é algo pontual. O brincar é parte do currículo, um eixo estruturante para a Educação Infantil”, defende a professora Fabiana Castele, especialista em Educação, que integra a equipe técnica da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

Diversas instituições foram convidadas para o dia de mobilização, dentre escolas da rede pública e privada, academias, centros de cultura, universidades, bibliotecas públicas, brinquedotecas, hospitais infantis, imprensa, institutos, organizações não governamentais, entre outras. Neste dia, todos realizam atividades que enfatizam a importância da brincadeira na vida da criança.

O Dia Mundial do Brincar teve início em Tóquio, em 1999, onde foi realizado um encontro de ludotecas – no Brasil conhecidas como brinquedotecas.  O direito de brincar é assegurado pela Constituição Federal e por todos os documentos normativos de Lei, e funciona como um eixo norteador do currículo escolar.



  •