SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIOS PBLICOS

Departamento de reas Verdes requalifica e garante a manuteno das principais avenidas

15/3/2019, 17:32h | Foto: Washington Nery

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes, mantém o trabalho diário de manutenção e requalificação dos espaços - parques, praças e canteiros - das principais avenidas da cidade, a exemplo da Noide Cerqueira e Getúlio Vargas. Recentemente importantes ações foram executadas pelo órgão municipal.  

Somente no Portal V, que engloba as avenidas Getúlio Vargas, Noide Cerqueira e Olímpio Vital, resultando em 13 quilômetros de canteiros e 26 quilômetros de passeios, o Departamento de Áreas Verdes requalificou toda essa extensão com poda de árvores, corte de gramas, capinação de passeios laterais, recuperação da pista de cooper e reconfiguração dos pontos paisagísticos.

Além disso, nesse trecho, foi feita a manutenção dos equipamentos para a prática esportiva e ao lazer, e está previsto a reposição de toda a arborização que foi furtada e danificada. As informações são do diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, ao sinalizar que “a Noide Cerqueira já passou por três processos de arborização mediante a reposição de árvores”.

Depredação do sistema de irrigação

Segundo Peixinho, está sendo revisado pelo órgão municipal o sistema de irrigação da avenida Getúlio Vargas, bem como a reposição de gramas. Ele salienta as dificuldades que o departamento está tendo em manter o conjunto destes equipamentos em funcionamento, devido às depredações constantes. No período de seis meses foram identificados e repostos 100 unidades de aspersores e 60 bicos, nas avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas.

“O município de Feira de Santana possuiu o mais moderno sistema de irrigação de áreas urbanas do país – é o que tem de melhor disponível no mercado. Ele é automático, modular e racional, com sistema de sensor que liga e desliga sem intervenção mecânica e mediante a presença de chuvas mantem-se desligado”, afirma Deodato.

Outra avenida que passa por requalificação, aponta o diretor, é a Francisco Fraga Maia, onde foram feitos consertos da pista de cooper, reposição e consertos do kit ginástica, pintura geral, corte de grama e podas de árvores. Também está sendo feita a reposição paisagística e arborização.  

Ainda de acordo com Deodato Peixinho, Feira de Santana possui mais de 410 espaços em áreas verdes, como praças, canteiros, parques, trevos e jardins. São mais de 83 quilômetros de canteiros gramados e arborizados. Os trabalhos de manutenção são executados por dezesseis equipes, totalizando cento e trinta pessoas.



  •