Começam as obras: José Ronaldo assina a ordem de serviço do BRT

29/6/2015, 16:24h | Foto: ACM

Capacitado para transportar uma demanda estimada em cerca de 60 mil passageiros por dia, oferecendo pontualidade, conforto, maior mobilidade  e rapidez, a implantação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) de Feira de Santana foi oficialmente iniciada nesta segunda-feira, 29, no bairro Sítio Novo,  onde já está sendo construída a sua primeira  Estação de Transbordo, e cuja  ordem de serviço foi assinada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab e o governador Rui Costa.

Autorizada pelo governo da União através do Ministério das Cidades, o projeto é financiado pela Caixa Econômica Federal e custará aos cofres municipais  R$ 94.556 milhões. Os ônibus do BRT local serão programados para circular em 9,5 quilômetros de vias expressas, tendo como corredores principais as avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas, onde também serão construídas mais duas estações de transbordo.

Com vistas a dar mais fluidez ao trânsito nas artérias por onde passará o novo sistema de transporte público, os cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas com a Maria Quitéria, e a Maria Quitéria com a Presidente Dutra vão receber a implantação de passagens de nível.

Estas intervenções demandarão serviços complexos de drenagem, cuja tecnologia utilizada pela engenharia civil não causará nenhum transtorno ao cotidiano da cidade. A drenagem sairá da Avenida João Durval Carneiro, passando pela Maria Quitéria, Avenida Sampaio e a rua Marechal Deodoro, desaguando na Estação de Tratamento da Embasa.

Enquanto a Avenida Getúlio Vargas ganhará, por sob suas árvores, espaços de convivência social com banquinhos, brinquedos e jogos para crianças e adultos, a Avenida Maria Quitéria receberá, por entre o seu canteiro central,  uma ciclovia com traçado sinuoso.

"A Capital do Interior"

Invocando a importância do projeto para o desenvolvimento urbanístico da região, o senador Oto Alencar (PSD) disse que "Feira de Santana é a capital do interior da Bahia e está sendo beneficiada pela grandeza e pela força do seu povo, porque Feira nasceu com o destino de ser grande".

O ministro Gilberto Kassab, após defender a necessidade de um pacto federativo com vistas a reduzir as responsabilidades administrativas que são transferidas, a partir da União para  estados e municípios, defendeu como sendo fundamental  que o governo estenda as mãos aos municípios.

"É por este motivo que me encontro em Feira de Santana, atendendo ao convite do prefeito José Ronaldo,  porque sem esta aproximação não  conseguiremos fazer as grandes obras de infraestrutura que o país precisa", disse Kassab.

Por seu turno, o governador Rui Costa acentuou que o governo federal encampou a construção do BRT pela qualidade do projeto apresentado ao Ministério das Cidades pela Prefeitura de Feira. "Por isso", disse o governador, "eu parabenizo José Ronaldo pela sua visão de futuro. Feira tem 600 mil habitantes e não pode deixar de investir em seu transporte de massa".

Fazendo um retrospecto das suas duas últimas administrações, quando diversas obras foram erguidas na cidade em parcerias com os governos estadual e federal, em sua fala o prefeito José Ronaldo pontuou que jamais deixou de reconhecê-las, a exemplo do conjunto de viadutos que foi construído  através de um empréstimo internacional avalizado pelo governo da União, e que segundo o prefeito será inteiramente quitado em 2016.

"Deus e o povo de Feira de Santana sabem a luta que tivemos para chegarmos neste momento, depois de ouvirmos inúmeras queixas de que a cidade estava engarrafada, o que é um problema das cidades modernas.  Por isto buscamos, junto ao governo federal, e fomos contemplados com este projeto", disse.

Se dirigindo ao superintendente regional da Caixa Econômica Federal, José Raimundo Cordeiro, José Ronaldo enfatizou que a instituição mantem com a comunidade e o poder público municipal "um relacionamento de extremo respeito e agilidade, colocando sempre à frente do crescimento de Feira de Santana".