Cerest Feira de Santana tem melhor desempenho do Brasil em avaliação do Ministério da Saúde

10/7/2020, 12:14h |

Em uma avaliação nacional dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovida pelo Ministério da Saúde, Feira de Santana apresentou melhor desempenho atingindo a maior pontuação do Brasil, 130 pontos. O município de Barreiras no interior da Bahia também alcançou a mesma pontuação, sendo que o valor máximo possível seriam 150.

Foram avaliados 181 Cerest em todo Brasil conforme os quesitos de número de atendimentos, inspeções realizadas, ações de educação em saúde, ações de notificação, fortalecimento e aperfeiçoamento da gestão e do cuidado integral em saúde do trabalhador, discussões de caso, qualificação dos profissionais e entre outros.

Esta avaliação possui o objetivo de contribuir com a qualificação dos Cerest por meio do Plano Nacional de Saúde 2020/2023, que visa qualificar as equipes conforme as necessidades da Rede Nacional de Atenção a Saúde do Trabalhador (Renast).

Para a coordenadora do Cerest Feira de Santana, Verena Liberal, este resultado representa a dedicação e empenho da equipe quanto a saúde do trabalhador no município. "Gostaria de agradecer a gestão municipal pelo apoio no desenvolvimento das ações, bem como os órgãos parceiros que são: Ministério Público do Trabalho, Gerência Regional do Trabalho e Emprego e aos sindicatos que sempre colaboram conosco", pontuou.