Casa de Farinha no Jenipapo, em Humildes, vai ser inaugurada nesse sábado pelo prefeito Colbert Filho

8/11/2019, 17:32h | Foto: Abnner Kaique

A casa de farinha da comunidade do Jenipapo, distrito de Humildes, vai ser oficialmente entregue pelo prefeito Colbert Filho aos produtores nesse sábado, 9, pela manhã. Os recursos aplicados na construção foram próprios.

Totalmente mecanizado, o equipamento tem capacidade para produzir 20 sacas por dia. “Esta é uma região onde tradicionalmente o plantio de mandioca é forte nas propriedades”, afirmou o secretário de Agricultura, Joedilson Freitas.

Além do forno mecanizado, a casa de farinha do Jenipapo, que vai atender a dezenas de pequenos produtores, tem o moedor e o triturador elétricos. A manipueira – líquido tóxico extraído da prensagem da massa da mandioca, é direcionada, por segurança, para uma cisterna.

Outras casas de farinha foram construídas no distrito e em outros pontos da zona rural de Feira de Santana. “O prefeito sabe que além da farinha, outros subprodutos, como a goma e a tapioca, são bem aceitos pelos consumidores”.

O secretário comentou que até a safra passada, os produtores daquela região tinham que levar a mandioca para ser beneficiada numa casa de farinha localizada na zona rural de São Gonçalo dos Campos.

Argumenta que a casa de farinha no povoado vai aumentar a margem de lucro dos agricultores porque eles não terão o custo adicional de deslocamento.