Antes do carnaval folião deve se imunizar contra o sarampo e outras doenças virais

27/2/2019, 17:28h |

Depois da decisão de brincar o carnaval em um destes efervescentes epicentros da folia, a primeira providência é se proteger contra algumas doenças virais, como o sarampo. Onde tem grande concentração de pessoas de várias partes do mundo é imensa a possibilidade de que o vírus desta doença seja levado à avenida ou aos camarotes. Assim, todos poderão ficar expostos à doença.

Quem vai à festa e não tem certeza que já foi vacinado deve correr à unidade de saúde mais próxima com a caderneta de vacinação. Ainda dá tempo garantir a diversão despreocupado porque o organismo começa a produzir anticorpos contra o sarampo logo após a aplicação do imunizante. Entrar de corpo e alma na folia apenas depois de se blindar contra a doença.

Recentemente, tripulantes de um transatlântico ancorado em Salvador apresentaram sintomas característicos de sarampo e posteriormente exames confirmaram a doença.

A transmissão do sarampo não está controlada em muitos países, inclusive na Europa onde foi registrado diagnósticos em quase todos os países, considerados áreas com alta transmissão da doença. Quem vai se divertir é melhor não vacilar. Antes de embarcar, crianças e adultos devem observar na caderneta de vacinação se consta esta imunização.

A vacinação é a medida mais eficaz para evitar esta e outras doenças virais. Dos 5 aos 29 aos são recomendadas duas doses da tríplice viral e entre 30 e 49 anos basta apenas uma única dose para proteger o organismo. A enfermidade é altamente contagiosa e pode levar o paciente à morte. Para curtir bem toda a festa é preciso estar bem de saúde.



  •