Ampliado, novo prédio da Escola Antonio Borja oferece o dobro de vagas

23/7/2021, 17:24 | Foto: ACM
Unidade de ensino foi praticamente reconstruída

Com o dobro da oferta de vagas anteriormente oferecida, a nova Escola Municipal Doutor Antonio de Freitas Borja foi entregue à comunidade do distrito de Maria Quitéria, nesta sexta-feira, 23, quando contou também com a visita do prefeito Colbert Martins e da secretária de Educação, professora Anaci Paim.

A unidade de ensino foi praticamente reconstruída e ganhou um prédio totalmente novo. “Amplo, com ambientes arejados e modernos, móveis novos e coloridos, enfim, uma estrutura muito boa que reflete o merecimento da nossa comunidade. O novo espaço realmente superou a nossa expectativa e nos deixou contentes”, avalia, satisfeita, a professora Cristine Cardim, diretora da escola.

A unidade de ensino, que contava com quatro salas de aula, passa a ter sete. Em razão da ampliação, a escola – que atualmente atende a 110 estudantes entre o grupo 3, da Educação Infantil, e o 5º ano do Ensino Fundamental – vai poder matricular mais 150. “Nossa expectativa é chegar a aproximadamente 260 alunos”, completa Cristine.

IDEB DE 1,7 PARA 4,5

“Este prédio totalmente novo é uma excelente conquista para a escola que, de acordo com a última análise do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Avalição Básica, em 2019, subiu de 1,7 para 4,5”, atesta a secretária Anaci Paim. “Isso evidencia um melhor desempenho, maior aprendizagem e qualidade efetiva de educação, por isso, estamos dotando a escola com as melhores condições para garantir que ela continue se desenvolvendo”, completa.

O prefeito Colbert Martins anunciou o remanejamento da passarela que seria instalada em outro ponto da rodovia BR-116 para as imediações da escola.

“O equipamento seria instalado próximo à Fundação Bradesco e conseguimos essa mudança que vai facilitar a travessia com segurança dos estudantes, familiares, professores e demais funcionários. Nas imediações da escola é muito importante”, observa Colbert.

O prefeito também destacou a relevância da comunidade: “estamos dotando o prédio novo daquilo que há de melhor – equipamentos, móveis e computadores – no entanto, o mais importante é a comunidade do distrito”, defendeu.

Maria Sônia Amorim Almeida, que foi estudante da unidade de ensino e durante muitos anos trabalhou como merendeira na escola, aprovou a nova infraestrutura. “Uma maravilha, nossa comunidade está de parabéns por essa conquista!”, comemora. Hoje aposentada, ela se diz recompensada: “estou feliz, a cozinha está um sonho, tenho até vontade de voltar a trabalhar”, disse, de sorriso largo.