Ação de saúde para caminhoneiros nesta quarta

26/6/2021, 16:55 | Foto: Raylle Ketlly
Vacinação e testes rápidos são alguns dos serviços gratuitos

Caminhoneiros que trafegam pela BR 324, em Feira de Santana, serão beneficiados com serviços de saúde nesta quarta-feira, 30. A ação realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ocorrerá no posto de combustível São Gonçalo 4, das 8h às 13h.

Serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, vacinação contra a gripe Influenza e Hepatite B, avaliação antropométrica e entre outros.

No local também será realizado a implantação do cartão de saúde do caminhoneiro, orientações de saúde e divulgação das unidades “Saúde na Hora” que realizam atendimento ampliado de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h - em Feira de Santana existem três unidades

O local escolhido, estrategicamente, está entre os 21 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros no Brasil, credenciados em rodovias federais que cortam nove estados brasileiros. Os PPDs são os locais que contam com espaço para descanso dos motoristas profissionais. Ou seja, destinados à espera e repouso, estes estabelecimentos situados às margens de rodovias.

O sedentarismo é um dos grandes problemas de saúde destes profissionais, isso por conta das longas jornadas dentro do veículo, sempre sentado. Tudo isso aliado à uma alimentação inadequada, sobrepeso e hipertensão - agravada principalmente em fumantes - aumentam as chances de problemas cardíacos.

Segundo a enfermeira referência técnica em saúde do homem, Isabela Machado, cerca de 99% dos caminhoneiros são homens, 42% não  procuram atendimento médico.

“Evitar o tabagismo, diminuir o consumo de álcool, praticar atividades físicas são algumas das formas de controlar a hipertensão e garantir uma melhor qualidade de vida”.

A enfermeira acrescenta que as ações de saúde do homem foram descentralizadas e não acontecem apenas durante a campanha Novembro Azul, mas sim durante todo o ano.

"Essa descentralização serve para que possamos trabalhar com a prevenção, para evitar o desenvolvimento de doenças”, afirma.

SAÚDE NA HORA

O programa viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.

Em Feira de Santana as unidades Videiras I, II e III na Mangabeira, Campo Limpo I, V e VI e Parque Ipê I, II e III, tem horário de funcionamento estendido, até as 21h.