Ação de saúde mobiliza idosas do Dona Zazinha

27/2/2019, 15:49h | Foto: Abnner Kaique

As pessoas assistidas pelo Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, participam de uma ação de saúde focadas numa melhor qualidade de vida. O evento marca as comemorações pelos 15 anos da unidade.

Foram oferecidos serviços com nutricionista e também clínica geral, além de triagem com técnicas de enfermagem, com aferição de pressão arterial e aplicação de questionário.

A médica Lorena Quadros ressaltou a preocupação com as doenças crônicas que mais acometem as pessoas na terceira idade, a exemplo de diabetes, hipertensão, artrite e artrose.

Há três anos frequentando o Dona Zazinha, o aposentado Francisco Gomes dos Santos, 75, aprovou a ação e fez algumas avaliações de saúde. “Participo de diversas atividades e estou aproveitando para ver como estou”.

A nutricionista Suelen Fernandes disse que nesta faixa etária as pessoas devem tomar cuidado especial, inclusive com a alimentação. E alertou que no verão existe a necessidade constante da hidratação.

A aposentada Ivone Souza Santos, 68, fez uma consulta. “Fui a uma nutricionista há oito anos. É muito importante a orientação para uma comida mais saudável”.

Na linha de frente, as técnicas de enfermagem Verônica Ataíde de Carvalho e Nívea Santos fizeram a triagem do público, aferição da pressão arterial e também uma entrevista. Encaminharam 25 pessoas para atendimento com a médica e mais 16 para a nutricionista.



  •