PROPOSTA CURRICULAR
Justificativa 

A construção de uma proposta curricular é uma das estratégias básicas para atender as necessidades educacionais enfrentadas atualmente no contexto da Rede Pública Municipal de Ensino de Feira de Santana. Tal proposta está articulada com os documentos oficiais vigentes e se baseia na realidade concreta de nossas escolas que abarcam mais de 50.000 crianças e jovens. Logo, consideramos ser necessária na busca de uma educação de qualidade, a existência de um documento curricular que ao mesmo tempo que oriente a prática e formação pessoal/profissional dos professores, seja também um indicador de uma identidade educacional de nossa Rede de Ensino. A Seduc investe na construção de uma Proposta Curricular flexível e democrática, configurando-se em um documento de orientação para as escolas construírem seus próprios currículos a partir da singularidade de suas práticas, culturas e realidades escolares.   

Objetivo geral

Organizar e estruturar ações necessárias para a elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do documento Proposta Curricular do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Feira de Santana.

Procedimentos metodológicos
 
O projeto contempla como metodologia de trabalho a abordagem qualitativa de pesquisa, sem desconsiderar uma abordagem quantitativa da mesma.  Priorizamos como fonte a participação efetiva de professores da rede, do corpo técnico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e de representantes de outras instituições que, dialogicamente, irão efetivamente construir a proposta curricular. Para tanto, nos utilizamos de: 

-    Escutas formativas com professores, alunos, gestores, coordenadores, pais, movimentos sociais;
-    Visitas às escolas; 
-    Aplicação de questionários;
-    Entrevistas;
-    Organização de ciclo de debates e seminários.

Público-alvo

Todos os professores, estudantes, equipes gestoras, coordenadores, funcionários das escolas da Rede Municipal, enfim aos que fazem a nossa escola.

Resultados esperados

-    Aumento da segurança e confiança do professor em seu trabalho e na Secretaria Municipal de Educação;
-    Comprometimento do corpo docente e da equipe gestora das Unidades Escolares da Rede na construção das suas próprias Propostas Curriculares;
-    Aumento da qualidade do processo de ensino/aprendizage