A Casa do Trabalhador
 

O que é a Casa do Trabalhador

A casa do Trabalhador tem a grata missão de inserir, reinserir e manter trabalhadores no mercado de trabalho. Uma iniciativa do Governo Federal, através do SINE (Sistema Nacional de Emprego) e em parceria com o município de Feira de Santana, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico que buscam junto aos empregadores, vagas que estejam momentaneamente em aberto.

Missão
Apoiar o trabalhador com vista à sua inserção, reinserção ou permanência no mercado de trabalho em condições dignas e de forma socialmente justa.

Quem são os beneficiados
Trabalhadores em geral, desempregados e aqueles que buscam nova ocupação, portadores de necessidades especiais, idosos, pessoas que buscam o primeiro emprego e empregadores.

Mercado de Trabalho
São visíveis as mudanças no mundo do trabalho, principalmente a partir da década de 90 com a globalização e o avanço tecnológico.
Neste contexto, tanto o trabalhador quanto o empregador precisam estar antenados com as mudanças que acontecem. Assim sendo a Casa do Trabalhador objetiva minimizar os impactos negativos advindos destas transformações, buscando conciliar as necessidades de inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho e oferecendo aos empregadores um banco de dados com informações sobre os trabalhadores que suprirão as vagas disponíveis em suas empresas.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Seguro Desemprego
É um benefício garantido pela Constituição Federal que tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. Serviço gratuito.

Intermediação de mão-de-obra
Essa atividade objetiva (re)colocar o trabalhador no mercado de trabalho. Para isso, a Casa do Trabalhador busca as vagas oferecidas pelos empregadores locais e disponibiliza aos mesmos um imenso cadastro com informações de todos os trabalhadores em seu banco de dados, buscando desta forma, reduzir o tempo de espera do trabalhador por um novo emprego. Serviço gratuito.

Carteira de Trabalho
A partir de 09 de janeiro de 2012 a Casa do Trabalhador passou a oferecer o serviço de emissão de Carteira de Trabalho – CTPS.
A nova CTPS é emitida por meio de um Sistema Informatizado que permite a integração nacional dos dados impedindo as emissões em duplicidade e forma um banco de dados do trabalhador que contém informações dos dados da qualificação civil do trabalhador e outros complementares como: endereço, número do CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, da CNH, impressão digital e assinatura digitalizadas e nº do NIS/PIS. No ato da emissão da nova CTPS o cadastramento do trabalhador no NIS/PIS, é efetuado, não necessitando mais que este número seja fornecido pelo empregador. Serviço gratuito.

Qualificação Social e Profissional
Obedecendo ao plano nacional de qualificação e atendendo às necessidades de qualificação e requalificação social e profissional dos trabalhadores, a Casa do Trabalhador oferece cursos em diversas áreas para trabalhadores e trabalhadoras, do campo ou da cidade, preparando-os para os novos e constantes desafios do mundo do trabalho. Serviço gratuito.