Biblioteca Municipal Professora Raquel de Freitas Araújo

O equipamento, situado no distrito Maria Quitéria, é a primeira biblioteca pública da zona rural. Foi instalada em fevereiro de 2005, na segunda gestão do prefeito José Ronaldo de Carvalho, numa parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura e a empresa Pirelli. A biblioteca agora conta também com sistema Wi-Fi e computadores. 

Além do rico acervo, a biblioteca conta com recepção, setor administrativo, sala de consulta e leitura com ar-condicionado, portas de vidro, bebedouros e sanitários masculino e feminino. O prédio ocupa uma área de 121 metros quadrados e se destaca na praça da matriz de Maria Quitéria.

A professora Raquel de Freitas Araújo, homenageada dando o nome à biblioteca, nasceu em São Vicente, hoje distrito de Tiquaruçu, em 1936. Depois foi morar em Maria Quitéria, aos 3 anos de idade. Foi mestra até se aposentar e atuou também como voluntária no Colégio Maria José de Lima Silveira, onde ensinou em programas de educação integrada.

É considerada um exemplo de dedicação e cidadania, “orgulho do povo de Maria Quitéria”, como bem diz a assistente administrativa Rosimeire Cristina Barbosa, que trabalha na biblioteca ao lado de mais dois funcionários: Jailton Lima de Jesus e Doralice Cruz Lima.